ALMG discute editais de transferência de hospitais da FHEMIG para Organizações Sociais

A vice-presidenta do CES-MG, Lourdes Machado, participou da reunião da Comissão de Participação Popular da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), que discutiu as denúncias de irregularidades na FHEMIG, sobre a intenção de repassar a gestão de hospitais regionais para Organizações Sociais (O.S).

Participaram também, o diretor financeiro do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde (SindSaúde), Renato Barros; o presidente da Associação Sindical dos Trabalhadores em Hospitais (Asthemg), Carlos Augusto dos Passos Martins; a diretora financeira do Sindicato dos Médicos (Sinmed-MG), Ariete do Perpétuo Socorro Domingues de Araújo; além do deputado Professor Cleiton e das deputadas Beatriz Cerqueira e Ana Paula Siqueira.

Foi feita a crítica da possibilidade de transferência da gestão dos hospitais João Penido, Antônio Dias e Cristiano Machado para as O.S. Os editais vêm sendo alvo de diversos questionamentos e dúvidas por parte de servidoras e servidores da Saúde.

Um dos pontos de discussão foi a terceirização do Sistema Único de Saúde (SUS), e que esse novo sistema proposto pela FHEMIG prejudica trabalhadores e a população, gerando insegurança, principalmente pela falta de nitidez dos editais acerca da funcionalidade da gestão.

A deputada Beatriz Cerqueira reforçou que o sucateamento dos serviços de saúde e principalmente os hospitais regionais vem acontecendo, e reforçou que a transferência da gestão dos hospitais para OS dificultaria a fiscalização do controle social.

Em sua fala Lourdes Machado salientou que o Controle Social não foi consultado pelo governo para essa implantação e de acordo com ela “o estado não apresentou um estudo de viabilidade sobre a cessão dos hospitais para O.S, e os limites contratuais não foram colocados nos editais”. A vice-presidente citou ainda a Resolução CES-MG 064/209, em que o Conselho Estadual de Saúde não aprova a implementação de O.S para a FHEMIG.

Acesse todas as fotos do evento aqui

Texto: com informações ALMG