Nota em Defesa dos Yanomamis

Nos últimos dias, o Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais (CES-MG) tem acompanhado e se solidariza com a situação, vivida pelos Yanomami, que vêm sofrendo com a malária, a desnutrição e a fome, ocasionadas pela expansão do garimpo ilegal e o descaso de autoridades com a demarcação de terras para os povos originários, e com a Saúde dos povos indígenas.

O Conselho repudia as atitudes da gestão anterior do Governo Federal diante da violência acarretada pela negligência das mais de 20 denúncias realizadas sobre as condições vulneráveis em que se encontravam esse povo, em prol do garimpo ilegal.

O CES-MG defende que o Governo Federal e o Judiciário responsabilize as pessoas envolvidas nos desmandos que levaram os Yanomamis a esse cenário crítico de violações de direitos humanos.

Acrescentamos que o Sistema Único de Saúde (SUS) é essencial para garantir uma Saúde Pública e de qualidade, além de preservar e fornecer condições para a resistência e existência dos territórios dos povos indígenas. Além disso, é preciso destacar a urgência de se fortalecer a FUNAI, órgão responsável por executar a política indigenista no Brasil e de proteger os direitos de povos indígenas.

Imagem: Agência Brasil

303 total views, 1 views today

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Accessibility