Presidenta do CES-MG participa de mesa redonda na emana do Dia Nacional da Doação de Órgãos, em Pará de Minas

O Conselho Municipal de Saúde de Pará de Minas preparou uma programação com eventos diversificados para marcar o Dia Nacional da Doação de Órgãos, celebrado em 27 de setembro. Durante toda a semana foram executadas ações relacionadas à campanha “Diga Sim à Doação de Órgãos”.

A presidenta do Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais (CES-MG), Lourdes Machado, participou de dois momentos que ocorreram nos dias 27 e 28. No primeiro dia, Lourdes falou sobre a política de transplantes e o controle social em uma mesa redonda sobre o tema da campanha, na FAPAM. O momento contou com as presenças de pessoas transplantadas, profissionais de saúde e teve como público alvo profissionais de Enfermagem e Psicologia.

No dia 28, o evento foi aberto para o público geral e reuniu 160 pessoas, entre profissionais da Saúde, da Assistência Social, da Educação e da sociedade civil e buscou sensibilizar e informar sobre a importância da doação com a palestra de Priscila Campos, do MG Transplantes, que falou sobre a política de doação e a fila de espera, para que as pessoas entendam o processo de doação de órgãos e tecidos, os mitos e verdades.

O Brasil tem o primeiro sistema público de transplantes do mundo e é o segundo maior transplantador de órgãos. Entretanto, faltam ações na atenção primária para dar conta de agravos evitáveis, como por exemplo problemas renais.

Lourdes Machado

Fruto da conferência de saúde

O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Maurício Rodrigues, explica que a Semana de Incentivo à Doação de Órgãos é fruto de uma demanda conferência municipal de saúde, e surgiu da proposta de uma usuária transplantada a fim de promover mobilizações sociais e, com isso, houve um grande engajamento com participação efetiva da academia (universidades) nas Unidades Básicas de Saúde, com a participação do Conselho Municipal de Saúde e de pessoas transplantadas, que deram testemunhos. Segundo ele, foram realizadas ainda uma caminhada na rua principal da cidade, com a participação de escolas, chamando a atenção da população.

“Conseguimos nosso objetivo com a participação do controle social para mostrar que os conselhos têm a oportunidade de divulgar temas importantes como esse. Espero que a partir de 2024, esteja no calendário esse evento, sempre com a participação do controle social e demais esferas de governo, incentivando que as pessoas se coloquem como doadoras e digam sim na hora de doar.

O secretário Municipal de Saúde, Wagner Magesty, destaca que a doação é um tema sensível que envolve não só a pessoa que queira doar, mas os familiares e por isso, o que está sendo feito em Pará de Minas deve se replicar para outras cidades. “É preciso trazer à luz do entendimento da sociedade dizer sim à doação de órgãos, pois uma pessoa pode salvar até outras oito pessoas que precisam do transplante. O secretário lembrou ainda que o Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Pará de Minas, faz a captação de órgãos em parceria com o hospital João XXIII.

Depoimentos

No dia 28, houve o depoimento “Vidas salvas, um novo recomeço” da transplantada Jorquilene Costa Silva – que falou do processo de transplante de coração e sensibilizou as pessoas a dizerem sim à doação de órgãos; e de Raiane Luara Santos Pereira e da mãe dela Maria de Fátima Santos, que contou experiência da família ao vivenciar o processo de espera e do transplante de fígado.

Desde os sete meses de vida, Raiane tinha uma deficiência que levou à realização do transplante aos cinco anos de idade. De acordo com Fátima, o transplante trouxe esperança, e foi uma luz que no final do túnel para a agonia da espera. “O transplante trouxe luz, a esperança de ver a Raiane crescer, trabalhar, estudar, realizar os sonhos dela. Depois de estar na fila de transplante, você vê sua filha fazer planos para o futuro”. Raiane tem hoje com 17 anos e Fátima faz um apelo para que as pessoas se tornem doadoras e avisem às famílias para que, assim, outras pessoas posam continuar a sonhar.