Sobrália realiza conferência e elege novo Conselho Municipal de Saúde

O município de Sobrália, localizado da região de saúde Leste de Minas Gerais, realizou nesta sexta-feira (19/4/24) a 11ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde, no Salão Nobre da Prefeitura. A Conferência foi chamada pelo Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais (CES-MG) que está intervindo na organização do controle social em saúde da cidade, para reestruturar a formação paritária do Conselho Municipal de Saúde. O evento teve a colaboração da Secretaria Municipal de Saúde e da Prefeitura. O tema da conferência foi “democracia, trabalho e educação na saúde para desenvolvimento: gente que faz o sus acontecer”.

O CES-MG foi representado pelo secretário-geral Erli Rodrigues e pela 1ª diretora de Comunicação em Saúde e Informação do SUS, Marília Oliveira. De acordo com Erli, nesta conferência serão eleitas as pessoas conselheiras de saúde do município e pessoas delegadas para a 4ª Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde.

Estavam presentes do prefeito Roberto Moreira, o vice Marco Antônio Silva, a secretária municipal de Saúde, Ariany Nunes e o representante do legislativo municipal, Nelucio Martins de Oliveira e representantes da Superintendência Regional de Saúde.

As pessoas participantes da conferência, acompanharam palestras sobre a reponsabilidade da população com os serviços; avanços e desafios da saúde do município de Sobrália; Política pública de Estado para o Trabalho e Educação na Saúde, estratégica para a consolidação do SUS” abordando o eixo I e II e III da 4ª Conferência Nacional e Estadual de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde; e A importância a participação popular e do controle social do SUS, esta última conduzida por Erli Rodrigues e Marília Oliveira.

Grupos de trabalho e eleição

Na parte da tarde, as pessoas delegadas se reuniram em grupos de trabalho para discussão dos temas da conferência, estruturados de forma paritária e definir uma diretriz e duas propostas a nível estadual e uma diretriz e uma proposta a nível nacional. As propostas municipais não tiveram número estipulado.

Na oportunidade, além de debater os eixos temáticos da conferência, foram eleitas pessoas delegadas para participar da etapa estadual que acontecerá no final de agosto. De acordo com Erli e Marília, como o município estava com o Conselho Municipal de Saúde inativo, foi realizada também a eleição do novo Conselho com indicação de pessoas usuárias e eleição das pessoas trabalhadoras de saúde, além da gestão indicar seus representantes. O Conselho Municipal de Saúde de Sobrália conta com 16 membras/os, sendo oito pessoas usuárias, quatro pessoas trabalhadoras e quatro pessoas gestoras com mandato para o biênio 2024/2026. “Foi um momento muito rico de debates e de aprendizado”, frisaram.

Academia

Durante a visita Erli e Marília visitaram a Academia Municipal Glover Teixeira, implantada para qualificar ainda mais os serviços de saúde e intensificar a atividade física como parte da rotina e oferecer qualidade de vida e saúde. A iniciativa realiza 396 atendimentos mensais de pessoas usuárias com doenças crônicas, como hipertensão, diabéticos, problemas renais, obesidade.

O serviço possui musculação, funcional adulto, infantil e jus-jitsu, que somam também mais de 60 usuários, tendo pessoas a partir de 7 anos de idade.