1ª Plenária Estadual de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde

Foi realizada no dia 13/08 A 1ª Plenária Estadual de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde de Minas Gerais, a etapa Estadual da 4ª Conferência Estadual tem como tema: “Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS Acontecer”. A presidenta do Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais (CES-MG), Lourdes Machado abriu o evento falando que o objetivo da plenária é discutir a importância do trabalho digno e decente para que aconteça melhorias na qualidade do atendimento no SUS e destaca a importância da participação de todos para que essas melhorias aconteçam: “O objetivo é abrir um espaço plural, para trazer pessoas que não conseguem estar nas conferências municipais de saúde, e por isso abraçamos com tanta força a presença de vocês aqui”.

A plenária reuniu pessoas usuárias de movimentos sociais e sindical; pessoas trabalhadoras da saúde; pessoas representantes de cada regional de saúde do estado; pessoas representantes de instituições vinculadas à Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) – Fundação Hospitalar do Estado e Minas Gerais (FHEMIG), Fundação Ezequiel Dias (Funed), Hemominas e Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG); representantes do nível Central da SES-MG; representantes dos Consórcios de Urgência e Emergência; e representantes de pessoas trabalhadoras da Unimontes.

Ao lado da presidenta e compondo a mesa do CES-MG estavam a 1ª secretária, Aleteia D’Alcantara (Fademg), o 2º secretário, Renato Barros (SindSaúde) e a 1º diretora de comunicação e informação do SUS, Marília Santos (Federassantas). Também participaram da plenária o vereador Bruno Pedralva, que parabenizou o CES-MG pela iniciativa e o deputado estadual Leleco Pimentel que se posicionou contra as tentativas de privatização na saúde em Minas Gerais.

Muitos pontos foram levantados referente ao trabalho exercido no SUS, como por exemplo a falta de reconhecimento do trabalho dos condutores do SAMU, precarização do vínculo de contratação, precariedade das ambulâncias e condição das bases, impactando no serviço à população. O conselheiro Rilke Públio, do CES-MG, que também integrou a mesa do conselho, destacou que a discussão está qualificada e abrange os três eixos da conferência, fundamentando a necessidade de levar essa discussão para os grupos, com o objetivo de elaborar propostas qualificadas. ‘Estamos fazendo história, cada um de nós’ passa a ser parte das conferências estaduais em todas as temáticas. Os movimentos sociais e trabalhadores, especialmente aqueles vinculados, reconhecem que ‘isso é um marco do controle social’.

Na parte da tarde, a delegação foi separada em três grupos, representando os três eixos da 4ª CEGTES: democracia, controle social e o desafio da equidade na gestão participativa do trabalho e da educação em saúde. O objetivo é que cada grupo elabore e proponha diretrizes para a formulação da Política Estadual e Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, centrada nas demandas atuais das pessoas trabalhadoras do SUS. Após a elaboração e aprovação das propostas, foi realizada a eleição de forma paritária, das pessoas delegadas que participarão da 4ª Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde de Minas Gerais que acontecerá nos dias 26 a 28 de agosto.