Nos dias 9 e 10 de abril aconteceu a etapa da Conferência Macrorregional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora em Uberaba que representou a região do Triângulo Mineiro. Durante o evento foi debatido os temas da 5ª CESTT, como o primeiro eixo sobre a política nacional de saúde do trabalhador e da trabalhadora, fazendo avaliação de propostas e diretrizes para encaminhar para a etapa estadual. Houveram também grupos de trabalho que avaliaram o eixo 2, que são as novas relações de trabalho, e o eixo 3, que é a participação social dos trabalhadores no SUS.
O evento também contou com palestras sobre os três temas, levando os participantes a refletirem sobre o contexto da saúde do trabalhador e da trabalhadora atualmente.
A 1 ª Secretária da Mesa Diretora, Aleteia da Alcântara Gonçalves Silva (FADENG) e a 1 ª Diretora de Comunicação do SUS, Marília Santos (Federassantas), estiveram na Conferência representando o #CESMG e orientando os grupos de trabalho, atuando ativamente na eleição dos delegados e trazendo todas as informações relevantes e tirando dúvidas dos participantes e da equipe organizadora.
Aleteia relata como foi sua experiência em mais uma etapa das Conferências Macrorregionais: “Saúde do trabalhador e da trabalhadora como direito humano está sendo reafirmado em cada território do estado de Minas Gerais através das macro conferências. Em Uberaba foram eleitos delegados que irão participar da etapa estadual. Estão ansiosos por estar chegando a data da estadual. E poderem contribuir para melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores no Estado e no Brasil.” A 5ª CESTT acontecerá entre 9 a 12 de junho.
219 total views, 1 views today
