Em 24 de abril aconteceu mais uma Etapa Macrorregional da 5ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora, dessa vez o evento ocorreu na cidade de Barbacena que está representando a macrorregião centro-sul. A presidenta do CES-MG, Lourdes Machado, esteve presente no evento para acompanhar as deliberações relacionadas ao tema da conferência. Com ela, ainda, o conselheiro Geraldo Heleno Lopes.
Lourdes pontua a importância de criar políticas voltadas para a saúde dos trabalhadores e trabalhadoras que evitem o adoecimento causada pelo trabalho: “Cada uma das etapas da 5ª CESTT deve elaborar planos de ação compreendendo a Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano, para implementar a Política Estadual e Nacional de Sade do Trabalhador e da Trabalhadora. O adoecimento no mundo do trabalho, seja de ordem física ou mental, é um problema crescente e multifacetado, com causas variadas e consequências significativas para a saúde das pessoas trabalhadoras. As causas incluem: sobrecarga de trabalho, pressões por metas e resultados, ambientes insalubres ou perigosos, assédio moral, entre outras.”
“Foi uma conferência com discussões muito produtivas sobre a saúde do trabalhador, os vínculos empregatícios, a questão da precarização, da terceirização do trabalho, entre outros. Houve propostas para as etapas estadual e nacional”, pontou Geraldo Heleno.
165 total views, 2 views today
