O conselheiro do #CESMG, Geraldo Heleno, representou o órgão na “13ª Conferência Municipal de Saúde de Manhuaçu”. O evento, ocorrido dia 30 de agosto, teve como tema a “atenção primária, porta de entrada ao SUS: fortalecendo e qualificando o acolhimento em saúde”.
💬 Geraldo falou sobre o controle social: “faz parte da lei a participação do CES na gestão do Sistema Único de Saúde, uma conquista do povo brasileiro”. O mesmo afirmou, ainda, que o Sistema é, possivelmente, a maior política de inclusão social do país.
💬 “É muito importante que as pessoas se informem sobre este processo de participação popular. Afinal, a saúde não depende só de governos, mas, sim, de nossa participação”. Neste sentido, ele parabenizou o município de Manhuaçu, que tem 36 conselhos locais de saúde. “Evidentemente que isto faz com que haja uma maior participação das pessoas verificando, aferindo e conferindo aquilo que está sendo levado em termos de saúde para a população”.
Segundo Geraldo, a Conferência foi muito participativa e com palestrantes importantes. Ressalta-se a Dra. Maria Rizoneide Negreiros de Araújo, especialista em saúde pública e saúde da família, doutoranda em enfermagem, que falou sobre o tema principal da reunião. “Dra. Maria foi a ‘catequizadora’ do processo de atenção primária quando esteve na Secretaria Estadual de Saúde (SES) atuando no antigo ‘Programa de Saúde da Família’, atual ‘estratégia de Saúde da Família’”.
Esteve presente também Renan Oliveira, Subsecretário de Acesso à Saúde da SES e Nelson Abreu, presidente do Conselho Municipal de Saúde, e Juliane Lacerda, Secretário Municipal de Saúde, aos quais Geraldo parabeniza pela realização do encontro. ✊💙
101 total views, 1 views today
