CESMG participa do 24º Concerto contra o Preconceito

Durante toda esta semana acontece na Casa de Saúde Santa Izabel, em Betim, o 24º Concerto contra o Preconceito, um evento tradicional que busca dar visibilidade à discriminação ainda existente em relação aos portadores de hanseníase. Na manhã desta quinta-feira (26/01), houve uma solenidade com a presença de usuários, trabalhadores e autoridades políticas.

O Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais foi representado pelo vice-presidente Ederson Alves, que defendeu o apoio do Controle Social no resgate dos direitos de acesso à saúde neste momento político emDSC_0131 que se encontra o país. “O Conselho apoia esta causa e se coloca à disposição para promover debates que esclareçam sobre a hanseníase”, afirmou Ederson.

Estiveram presentes na solenidade o secretário de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania, Nilmário Miranda, o prefeito de Betim, Vittorio Medioli e o vice-prefeito Vinícius Braga Saraiva de Rezende, o secretário municipal de saúde, Guilherme Carvalho, a coordenadora da Hanseníase do Ministério da Saúde, Magda Levantezi, o presidente da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), Jorge Nahas, o diretor da CSSI, Getúlio Ferreira de Morais, a coordenadora nacional do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan), Lucimar Batista da Costa, o presidente da Sociedade Brasileira de Hansenologia, Marco Andrey, deputados e vereadores da região, entre outros.

Os conselheiros estaduais de saúde Sílvio Salvador Cotta e Thiago Pereira da Silva (Morhan) e Adriana Fernandes Carajá (Sindicato dos Enfermeiros de Minas Gerais) também marcaram presença nas atividades, ao lado do ex-conselheiro Eni Carajá (Morhan).

O secretário de Estado Nilmário Miranda pontuou que o governo reafirma seu compromisso com os ex-pacientes de hanseníase que moram nas antigas colônias. Segundo ele, existe a intenção do tombamento dessas unidades pelo Estado, para que “haja a regularização fundiária e, ao mesmo tempo, se proteja a memória destes locais, para que a história desta luta não seja reduzida”, explicou o secretário.

A Casa de Saúde Santa Izabel, antiga Colônia Santa Izabel, foi fundada em 1931, no entorno de Betim, região metropolitana da Capital. Em 1937 chegou a abrigar 3.886 pacientes que eram isolados da sociedade por causa do risco de contágio da hanseníase. Os pacientes eram internados compulsoriamente.

O “Concerto contra o Preconceito” é um evento tradicional promovido anualmente pela Casa de Saúde Santa Izabel, para dar visibilidade ao estigma que ainda permanece em relação aos hansenianos.

O evento foi promovido pelo Movimento de Reintegração das PessoasDSC_0055 Atingidas pela Hanseníase (Morhan) e pela Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig).

Veja mais fotos: http://bit.ly/2jFygiQ