PLENÁRIA DISCUTE SOBRE IMPLEMENTAÇÃO DE INCENTIVO FINANCEIRO PARA MUNICÍPIOS

A possível premiação para municípios mineiros, a privatização da FUNED e a adoção de políticas de tratamento de doenças raras formou a pauta da 521ª Reunião Ordinária do CESMG, realizada no último dia 11.

Excepcionalmente presidida pela secretária- geral do CESMG, Lourdes Machado, a sessão teve início com a apresentação da proposta do Prêmio Estadual de Boas Práticas, que incentiva a criação de políticas públicas de saúde ero7 controle social. Lourdes sugeriu para a plenária que o prêmio recebesse o nome José Carlos Machado, conselheiro estadual de saúde, morto em junho, durante a Conferência Estadual de Saúde da Mulher (CESMu), em decorrência de um enfarto. “É uma forma de homenagear um companheiro tão presente dentro deste conselho, e tão atuante por um SUS melhor para toadas e todos”, lembrou.  O município que o fizer, além da premiação em dinheiro, servirá também como referência para outras cidades de Minas.

TRATAMENTO DE DOENÇAS RARAS NO ESTADO FOI TEMA DE PALESTRA

ro9

Composta por uma lista oficial de 6 mil doenças, as doenças raras atingem 65 a cada 100 mil pessoas em todo o mundo. No Brasil, treze milhões de pessoas sofrem com alguma doença considerada rara. Sugerida pela conselheira estadual Aline Pacheco (AMAPEN), a diretora de redes assistenciais da SES-MG, Cláudia Pequeno, apresentou dados sobre as Doenças Raras e apontou os desafios para especializar o SUS do Estado no atendimento.

“Hoje, falta o profissional (médico) gerencista no Estado e isso dificulta o nosso trabalho”, concluiu Cláudia. A diretora ainda especificou que Minas busca realizar esse trabalho de diagnóstico de forma conjunta, em unidades como os hospitais das clínicas de Juiz de Fora, Uberlândia, o próprio da UFMG e outras unidades. Cláudia aproveitou também para responder dúvidas sobre as doenças raras para os presentes e falar sobre o que o Estado já realiza para os portadores das doenças em assistência.

Caso FUNED

Diante da possível privatização da Fundação Ezequiel Dias (FUNED), no último dia quatro de setembro, o CESMG convocou a Plenária 2ª Plenária de Trabalhadoras e Trabalhadores, a pedido da Câmara Técnica de Gestão. O Conselheiro estadual Érico Collen (SIND-SAUDE) e trabalhadores pediram apoio ao CESMG afim de que evitar a privatização da fundação.