538ª Reunião Ordinária CESMG

No dia 13 de maio de 2019 ocorreu a 538ª Reunião Ordinária do Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais que contou com a presença da Mesa Diretora CESMG e com demais conselheiras e conselheiros de saúde de todo o estado.

A ordinária foi precedida dos informes. A 1ª Diretora de Comunicação do CESMG, Fernanda Coelho (Coletivo BIL) destacou a importância do dia da luta contra LGBTfobia, que acontece no dia 17 de maio; a Secretária Geral Lourdes Machado (CRPMG) também destacou o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil que também acontece neste mês de maio (18). Aline Pacheco (AMAPEM) atentou o pleno para o mês internacional da esclerose múltipla e Mauricio Vitor (TRANSVIDA) fez o convite para a 1ª Conferência Livre de Assistência Farmacêutica que acontece às 13h do dia 21 de maio, na UNA Aimorés. Também o Conselheiro Rubens Silvério da Silva (FAMEMG) apresentou para avaliação uma Moção de Repúdio do CES/MG contra o decreto 9.759, de 11 de abril de 2019, que extingue Conselhos de Direitos, sendo a mesma aprovada pelo do CESMG.

Após, foi aprovado pela plenária que as Reuniões Ordinárias passem a ocorrer em período integral (9h às 17h, tendo uma hora para almoço entre 12h e 13h). A medida aprovada entra em vigor no início do segundo semestre de 2019.

SESMG apresenta panorama da dengue em Minas Gerais

A representante da Secretária de Saúde do Estado de Minas Gerais, Márcia Oorteman, apresentou um panorama sobre a epidemia de Dengue que está ocorrendo no estado no ano de 2019. Márcia apresentou dados de que até o dia 06/05 eram 209.276 casos prováveis de dengue tendo 25 óbitos confirmados e 82 óbitos em investigação (Dados atualizados semanalmente no site saude.mg.gov.br/aedes). Ela também apresentou os planos de ações e prevenções do Estado para o combate da dengue, chikunguya e zica em Minas Gerais.

Cetebio na Reunião Ordinária CESMG

A representante do Cetebio Paula Pederzoli mostrou os avanços, panoramas atuais e perspectivas futuras do Centro de Tecidos Biológicos de Minas Gerais (Cetebio), com o objetivo de se tornar o maior centro público integrado de células e tecidos biológicos da América Latina e o primeiro do Brasil.