539ª Reunião Ordinária CESMG

A 539ª Reunião Ordinária do Conselho Estadual de Saúde (CESMG) aconteceu no dia 10 de junho no auditório do CESMG. Como de costume a reunião começou com os informes da mesa diretora e das conselheiras e conselheiros estaduais de saúde presentes. Maryane Rodrigues (ABRALE) fez uma chamada para a campanha “Sangue Torcedor” que a Abrale está promovendo junto com a Abrasta (Associação Brasileira de Talassemia) e torcidas mineiras buscando incentivar a doação de sangue. Gislene Gonçalves (CMP) anunciou seu afastamento do CESMG, agradecendo de forma emocionada todos os conselheiros e gestão pelo seu tempo como conselheira estadual, Gislene recebeu os aplausos de todo o pleno e cumprimentos da mesa diretora, logo em seguida apresentou suas substitutas.

CTOF apresenta documento da PAS 2019

No segundo momento da reunião a Câmara Técnica de Orçamento e Financiamento do SUS (CTOF) apresentou, para apreciação e deliberação do pleno, o documento sobre a Programação Anual de Saúde (PAS) 2019 da Secretária Estadual de Saúde de Minas Gerais (SESMG). Aleteia D’Alcantara (FAMEMG) destacou que houve muitos cortes de recursos para a saúde e deixou um apelo para que a SESMG tenha reconhecimento das ressalvas que a CTOF fez no documento para elaboração da nova PAS.

Panorama de Implementação do SAMU no leste de Minas

Após a apresentação da CTOF o secretário do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência (CONSURGE) Narcelio Alves Costa tomou a frente da Reunião Ordinária para apresentar o Panorama da Implementação dos Serviços de Resgate Urgência e Emergência no leste de Minas Gerais.

9ª Conferencia Estadual de Saúde de Minas Gerais

O vice-presidente do CESMG Ederson Alves (CUTMG) apresentou para o pleno o regulamento da 9ª Conferencia Estadual de Saúde de Minas Gerais, que tem o tema “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”. Após a leitura conjunta do regulamento, o pleno o aprovou para sua divulgação.

Em seguida a 1ª Diretora de Comunicação do CESMG Fernanda Coelho (Coletivo BIL) apresentou a proposta de logo para a 9ª Conferência, sendo assim discutida mudanças e alinhamento para a construção coletiva do logotipo, cuja versão final foi aprovado pela Plenária da 539ª reunião ordinária o CESMG.

XXXV Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS)

Como último momento de pauta da 539ª Reunião Ordinária do CESMG, o pleno se separou em segmentos para a retirada das conselheiras e conselheiros que irão participar do XXXV CONASEMS que tem como tema “Diálogos no Cotidiano do SUS” e acontecerá no dia 5 de julho de 2019, no Ulysses Guimarães Centro de Convenções, em Brasília.

Representando o segmento de usuários foram escolhidos Aleteia D’Alcantara (FADEMG) e Rubens Silvério (FAMEMG). Ione Fortunato (Sintsprev) foi escolhida para representar o segmento e trabalhadores, e no segmento gestores Marília Aparecida (Federasantas) foi escolhida.

A reunião encerrou às 17 horas e o presidente convidou a todos para participarem da 9ª Conferêcia Estadual de Saúde, nos dias 25, 26 e 27 de junho, na Serraria Souza Pinto.