Reunião da Mesa Diretora do CESMG com os técnicos da SESMG

A reunião da Mesa Diretora do CESMG com os técnicos da SESMG e também com representantes da região Noroeste (gestores, técnicos e conselheiros municipais), aconteceu na manhã do dia 11 de setembro.

Depois de exposto pelos conselheiros estaduais o motivo da convocação e o objetivo da reunião, todos os presentes, fizeram um diagnóstico da real situação da região no que tange o atendimento na saúde. Logo após, passou para os encaminhamentos, as atribuições de cada entidade e órgãos presentes, para que todas as decisões sejam contempladas no Plano Estadual de Saúde 2020 a 2023, e nos Instrumentos de Gestão.

• Aprovação e publicação do Plano de Ação Regional – PAR (está no MS) responsável em cobrar SESMG e CESMG.

• Traumatologia – HRAD o Hospital faz todo o procedimento e o MS não remunera, pois não está credenciado. Resp. SESMG e o Secretário Estadual de Saúde em cobrar do MS.

• SAMU Regional – Paulo César e Camila, CISREUNO, mandar ofício para o Secretário de Estado da Saúde pedindo sinalização no sentido de que há possibilidades de implantação do SAMU Regional.

• Expansão do HRAD, Direção da FHEMIG e da unidade traçará o perfil e as fragilidades.

• Conversa com o Hospital Vera Cruz de Patos de Minas, sobre a possível volta de atendimento na Hemodinâmica. Denise SMS e Noemi SRS.

• Faculdade Atenas de Paracatu, credenciamento e habilitação do Hospital Escola, Claudia Ermínia da SESMG entrará em contato com a direção do Hospital.

• Hospital Municipal de Patos de Minas, secretário de saúde fará o contato político com o prefeito José Eustáquio.

• Plano Integrado Regional da Saúde, da região Noroeste. O Secretário estipulou um prazo até 12 de novembro de 2019 para que os técnicos da SRS de Patos e GRS de Unaí justifiquem com dados epidemiológicos a necessidade de implantações de serviços de saúde na região.

Texto: Pedro Cunha

Conselheiro Estadual de Saúde – Usuário – CNBB.