Mesa Diretora do CES-MG recebe o Secretário de Saúde de Minas Gerais

Reunião foi espaço para demandas e cobranças sobre o Controle Social no SUS

por Sílvia Amâncio (ASCOM/CES-MG)

Na manhã dessa quinta-feira (05), a Mesa Diretora do Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais (CES-MG), recebeu pela primeira vez, o Secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Carlos Eduardo Amaral Pereira da Silva e o Secretário de Estado Adjunto de Saúde, Luiz Marcelo Cabral Tavares, para alinhamento sobre o Controle Social no Sistema Único de Saúde (SUS) no estado.

A reunião contou com a presença do vice-presidente do CES-MG, Ederson Alves da Silva (CUT-MG), da secretária-geral, Lourdes Machado (CRP-MG), do 2ª secretário, Júlio Cezar Pereira Souza (FAMEMG), 3ª secretário, Pedro Israel da Cunha (CNBB) e das diretoras de Comunicação e Informação do SUS, Fernanda Coelho (Coletivo BIL) e Marília Aparecida Rosário Oliveira Santos (AHFMG/Federassantas).

Mesa Diretora do CES-MG – Gestão 2019/2021

Na pauta da reunião foram discutidas as demandas da entidade junto à Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), entre outros assuntos.

A Mesa Diretora destacou na reunião importância da aproximação da Gestão com o Conselho e cobrou do secretário sua presença nas reuniões e demais atividades promovidas pela entidade, e ainda lembrou que as decisões do Plenário do Conselho devem ser respeitadas, inclusive pelo secretário.

Saúde Mental

Na oportunidade, foi entregue ao secretário o Relatório Final da 9ª Conferência Estadual de Saúde de Minas Gerais e um exemplar do recém lançado “Relatório de Inspeção Nacional: Hospitais Psiquiátricos no Brasil”, que analisou as condições de privação de liberdade das pessoas internadas em hospitais psiquiátricos, sobretudo a existência de violação de direitos. Em Minas Gerais, o Hospital e Centro de Especialidades Gedor Silveira, que é filantrópico e credenciado para atendimento pelo SUS, em São Sebastião do Paraíso (Sul de Minas), recebeu a visita da equipe de inspeção em 2018.

Também estiveram presentes na reunião a assessora de parcerias em saúde, Claudia Hermínia de Lima Silva, Renata Vaz e Thaíse Vilaça (SES-MG).

1,193 total views, 2 views today

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Accessibility