Em defesa e proteção da Saúde das Mulheres

Plenária debate a proposta de criar uma Comissão Intersetorial de Saúde das Mulheres no CES-MG, com o objetivo defender a saúde das mulheres mineiras

A Plenária das Mulheres do Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais (CES-MG) foi realizada no dia 27/9 e pautou a implementação da Comissão Intersetorial de Saúde das Mulheres (CISMu-MG). A conselheira estadual de Saúde e secretária geral do CES-MG, Lourdes Machado, citou a importância da criação dessa Comissão para a defesa de direitos e disse ser preciso mobilizar com as referências em Saúde das Mulheres das Superintendências Regionais de Saúde (SRS) a implantação de CISMu nos Conselhos Municipais de Saúde (CMS) de todo o estado.

Ausência de referência

A representante de coordenação Materno Infantil da Secretária de Estado de Saúde (SES-MG) informou que não há uma referência em Saúde das Mulheres na Secretaria. A conselheira estadual de Saúde e 1ª Diretora de Comunicação e Informação do Sistema Único de Saúde (SUS) do CES-MG, Fernanda Coelho, observou que essa falta de referência faz parte do desmonte das políticas públicas.

“Essa é uma das várias questões de retrocesso no estado de Minas Gerais”

Acrescentou a conselheira estadual de Saúde, Gláucia de Fátima Batista, ressaltando que durante a pandemia a Saúde das Mulheres foi preterida, usando-se como justificativa a pandemia da covid-19.

Projeto da Defensoria Pública

A Defensora Pública do Estado de Minas Gerais, Samantha Vilarinho, explicou que a Defensoria já protocolou uma minuta para deliberação para criação de coordenadorias de atuação estratégicas em âmbito estadual. “Serão criadas até o número máximo de 15 coordenadorias de todas as matérias, daquelas que são importantes por envolverem pessoas em situação de vulnerabilidade, e a de mulheres é uma das primeiras que será criada”. Será criada então a Coordenadoria Estadual de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres (CEDEM).

Até a criação efetiva da CEDEM, a defensora institucional será a Samantha, que está na coordenação estadual de promoção e defesa dos direitos das mulheres. A ideia é que uma mulher, quando procurar a Defensoria Pública, seja acolhida e não julgada ou transferida para outros locais.

Comissão da Saúde das Mulheres

Dados comprovam que as mulheres procuram mais os serviços de saúde e, infelizmente, são mais vulnerabilizadas socialmente do que os homens. Lourdes Machado reforça que o trabalho doméstico das mulheres fica invisível. “Se uma mulher é afastada do serviço com LER (Lesão por Esforço Repetitivo), em casa ela continua lavando roupa, lavando vasilha, utilizando as mãos e os braços e convive de uma forma crônica com a doença”.

Criar uma Comissão Intersetorial da Saúde das Mulheres visa entender todos esses problemas com o olhar cuidadoso, inclusive àquelas que muitas vezes são ignoradas pela sociedade como as profissionais do sexo e as ciganas.

A Comissão Intersetorial de Saúde da Mulher (CISMu) do Conselho Nacional de Saúde (CNS) enviou uma cartilha de orientação para criação das comissões no estado, apresentada pela Thereza Franco para fortalecer a luta pela Saúde das Mulheres em todo o país. Também participou da reunião Carmen Lucia Luiz que foi a coordenadora da 2ª Conferência Nacional de Saúde das Mulheres.

O Conselho Municipal de Saúde de Belo Horizonte (CMSBH) já criou a Comissão Intersetorial de Saúde da Mulher (CISAM) e a coordenadora Sandra Muñoz, disse que a Comissão vem se reunindo e lutando pela saúde das mulheres na capital mineira.

Para a doutora em Saúde Pública e membra da CISAM de Belo Horizonte, Sônia Lansky, não há tempo a perder na defesa da Saúde das Mulheres. “A vida não espera, é em defesa da vida que a gente faz esse discurso contundente”.

Participaram ainda da reunião conselheiras dos Conselhos Municipais de Saúde (CMS) de Papagaios, Itaúna, Itabira, entre outros.

Seminário

No dia 7 de outubro será realizado o Seminário Estadual de Saúde das Mulheres do Conselho Estadual de Saúde. A programação e informações serão disponibilizadas em breve.

A Plenária de Saúde das Mulheres está disponível, na íntegra, no canal do Youtube do CES-MG.