NOTA DE PESAR

É com profundo pesar e enorme tristeza que o Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais (CES-MG) recebeu a notícia do falecimento do conselheiro estadual de Saúde, representante de usuárias e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) pela entidade Transplante pela Vida em Minas Gerais (Transvida-MG), MAURÍCIO SILVA VITOR AMARAL.

Maurício sempre teve como credenciais a sua intrínseca e obstinada defesa do SUS, do Controle Social, do bem-estar coletivo, da vida e em especial das pessoas transplantadas e com doenças renais. Sua luta estava estampada na disponibilidade em participar e emprestar a sua voz para fazer ouvir a de tantas outras pessoas que ele representava como conselheiro de Saúde. E ele não media esforços para isso.

Participava das atividades relacionadas ao Controle Social desde 2015, quando foi submetido a um transplante de órgãos e engajou-se nas atividades da Transvida-MG. Ainda nessa época, incluiu em sua agenda de lutas a defesa de pessoas com doenças renais, problema que ele mesmo enfrentou, depois de passar pela falência renal pré-transplante.

Participou ativamente de 9ª Conferência Estadual de Saúde de Minas Gerais e da 16ª Conferência Nacional de Saúde, além de plenárias, reuniões, encontros e lutas pelo direito a uma saúde pública justa, gratuita, de qualidade e inclusiva. Maurício ainda representava o CES-MG no Comitê Estadual de Enfrentamento da Hanseníase. Era também conselheiro municipal de Saúde de Belo Horizonte.

Por ser uma pessoa transplantada, consciente da importância da doação de órgãos e da necessidade de assistência integral a quem se submete ao procedimento, Maurício escolheu defender o SUS, política de Estado que garante a realização de 96% de todos os transplantes de órgãos realizados no Brasil. Por isso, a luta do Maurício é tão importante e é certo que o Controle Social em Minas Gerais e o CES-MG seguirão firmes na defesa do SUS.

Em 2020 e 2021, durante a pandemia de covid-19 (doença que foi a causa de seu prematuro falecimento aos 45 anos), Maurício intensificou a sua participação por meio das atividades remotas, assim como todas as conselheiras e conselheiros, sempre à distância. Esteve presente em plenárias regionais, reuniões ordinárias e extraordinárias, câmaras técnicas, comissões. Tudo isso porque ele sabia que o momento vivido pelo mundo era crítico e seria preciso trabalhar e estar presente. E foi isso que ele foi: presença, participação e luta. Um conselheiro atuante e amigo querido.

É assim que sempre nos lembraremos de você, Maurício!

MAURÍCIO, PRESENTE!