Seminário Estadual de Hanseníase dialoga sobre novos cenários e desafios na promoção de direitos

Vice-presidente do CES-MG, Ederson Alves da Silva, participou da abertura e falou sobre a importância do diagnóstico precoce e da abordagem do tema pelo Controle Social

O vice-presidente do CES-MG, Ederson Alves da Silva, participou na quarta-feira (20/10) da abertura oficial do Seminário Estadual de Hanseníase, promovido pela Coordenação de Hanseníase da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e pelo Comitê Estadual de Enfrentamento da Hanseníase.

A abertura também contou com a participação da subsecretária interina de Vigilância em Saúde e superintendente de Vigilância Epidemiológica da SES-MG, Elice Eliane Nobre Ribeiro; da membra do Comitê Estadual de Enfrentamento da Hanseníase de Minas Gerais, Katiuscia Cardoso Rodrigues; do diretor do Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis do Ministério da Saúde, Gerson Fernando Mendes Pereira; e do subsecretário de Direitos Humanos da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais, Duílio Silva Campos.

O tema do evento é “novos cenários e desafios na promoção de direitos” e continua nos dias 21 e 22/10, a partir das 14h, pelo Youtube: hanseníase_SES MG.

Segundo Ederson, o seminário é muito importante para o diálogo e a discussão de políticas públicas para as pessoas com hanseníase. O vice-presidente ressalta que é necessária a capacitação de trabalhadoras e trabalhadores da Saúde para que os casos de hanseníase sejam diagnosticados precocemente, iniciando o tratamento de forma rápida.

O CES-MG possui representantes de usuárias e usuários que do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (MORHAN) e mantem o espaço de diálogo sobre o cuidado, luta contra o preconceito e pela indenização às filhas e filhos segregados de pais com hanseníase. “Que acabemos com a exclusão social e o preconceito”, reforçou Ederson.

A programação completa está disponível aqui.