Nota Informativa nº 2615/2022

A Secretaria de Estado de Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, divulgou a Nota Informativa nº 2615/2022, fomentando ações de promoção da saúde e prevenção de doenças imunopreveníveis nas escolas em Minas Gerais, 2022.

As vacinas são eficazes ferramentas no controle das doenças imunopreveníveis e na redução da morbimortalidade. As vacinas salvam milhões de pessoas no mundo todos os anos. A Organização Mundial da Saúde – OMS estima que, anualmente, 2 a 3 milhões de óbitos são evitados por meio da imunização.

Atualmente, mais de 20 doenças infectocontagiosas podem ser prevenidas por vacina, a exemplo do sarampo, da caxumba, da rubéola, da poliomielite, entre outras. Esse sucesso está diretamente condicionado à qualidade dos imunobiológicos, altas coberturas em homogeneidade vacinal satisfatórios. No Brasil, o Programa Nacional de Imunizações – PNI, há 48 anos, configura-se como uma estratégia para promover a vacinação de rotina para toda a população e em todas as faixas de idades.

Em 2017 a Portaria Interministerial Nº 1.055, fortaleceu esta ação por meio da redefinição de regras e critérios para adesão ao Programa Saúde na Escola – PSE de forma a reafirmar a importância de verificação da situação vacinal no âmbito escolar.

Neste contexto, a Secretaria de Estado de Saúde – SES/MG fomenta a importância da adesão à vacinação de rotina, e contra a COVID-19, das crianças e adolescentes de 5 a 17 anos, professores e demais componentes da comunidade escolar.

517 total views, 1 views today

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Accessibility