A delegação do Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais (CES-MG) – composta pelo presidente Ederson Alves da Silva; pela conselheira Tatiane Aparecida Fonseca, ambos da CUT-MG; pelo conselheiro Júlio Cézar Pereira (Famemg); pelo 1º diretor de Comunicação e Informação do SUS Erli Rodrigues da Silva (Morhan); pelo secretário-geral Pedro Cunha (CNBB); pela conselheira Iris de Souza Almeida (UEMP); pela conselheira Marília Oliveira (AHMG); e pela conselheira Terezinha de Oliveira Rocha – está participando do Fórum Social das Resistências 2022, de 26 a 30 de abril, em Porto Alegre. Na manhã do dia 27, a delegação participou da 329ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Saúde.

O Fórum Social das Resistências é um evento iniciado em 2017, também em Porto Alegre, e que se insere dentro dos processos do Fórum Social Mundial. Tem como objetivo criar um espaço de articulação, divulgação e ampliação de todas as formas de resistências criadas pelos movimentos culturais, ambientais, políticos e sociais no Brasil e na América Latina. Busca inovar através da realização de Assembleias de Convergências Autogestionadas organizadas por várias organizações e movimentos sociais. Estas Assembleias de Convergências amplas e abertas a participação de todas as pessoas interessadas, discutem as causas das crises, apresentam propostas e organizam iniciativas. Para o Fórum Social das Resistências 2022 estão sendo preparadas 14 Assembleias de Convergências sobre os mais variados temas e envolvendo a maioria dos segmentos sociais.

As iniciativas propostas por cada Assembleia de Convergência serão apresentadas na Assembleia das Assembleias. O objetivo deste momento é identificar pontos de consensos, prioridades coletivas e a construção de uma Agenda Comum de Lutas para o próximo período. As propostas construídas no Fórum Social das Resistências 2022 serão apresentadas no FSM 2022 que será realizado no mês de maio na Cidade do México.

2 comentários em “Delegação do CES-MG participa de plenária do CNS no Fórum Social das Resistências 2022

• Parabéns pelo trabalho, e preciso dar continuidade no trabalho, envolvendo todas e todos, juntos somos mais fortes,um forte abraço do amigo Eduardo Araújo souza do Morhan Uberlândia MG, Concelheiro de Saúde representante de usuários, Distrital Municipal e Estadual MG.