No terceiro dia do Fórum Social das Resistências 2022, representantes do Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais (CES-MG) deram continuidade à participação na 329ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Saúde e na Atividade de Convergência.
De acordo com o 1º diretor de Comunicação e Informação do SUS do CES-MG, Erli Rodrigues da Silva, a delegação de Minas participou de um momento de falas e da troca de experiências dos movimentos sociais, representados na mesa de convergência de pautas comuns para garantir a Saúde 100% pública, com “olhares diferentes para usuárias e usuários, com o SUS continuamente avançando, ampliando politica de saúde, garantindo direitos, sem deixar ninguém pra trás”, ressaltou.
O presidente do CES-MG, Ederson Alves da Silva, destacou que um momento importante como o Fórum Social deve acontecer nas ruas, dialogando com a população. “Precisamos falar com a população sobre a importância do Sistema Único de Saúde do Controle Social e do poder deliberativo dos conselhos”.
Memória
No final do dia, a delegação mineira participou de um momento de reflexão em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças de Trabalho, realizado pela Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CISTT), do Conselho Nacional de Saúde. No momento foram lembradas/os, dentre trabalhadoras e trabalhadores de todo o país, pessoas que perderam suas vidas no crime que resultou no rompimento da barragem em Brumadinho e que segue impune.
536 total views, 1 views today
Está sendo uma experiência incrível esta interação com os movimentos sociais.