CES-MG completa 32 anos

No dia 5 de março de 1991, há 32 anos, foi assinado o Decreto nº 32.568, criando o Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais. O órgão atua para promover o controle social na Saúde e a participação popular. O CES-MG defende que o Sistema Único de Saúde (SUS) seja 100% público, de qualidade, equânime, justo, em todo o estado.

Além do dia 5 de março, 2023 é um ano ainda mais importante para o controle social, com a realização da 10ª Conferência Estadual de Saúde de Minas Gerais, realizada a cada quatro anos. A conferência é o espaço em que a população participa da construção e formulação de diretrizes para o Plano Plurianual de Saúde (2024-2027) e para o Plano de Saúde Estadual (2024-2027); e formula um Plano de Ação com propostas no âmbito de Minas Gerais, para difusão do seu relatório final por meio de medidas de mobilização, que permitam a disseminação do conceito de Direito à Saúde, contribuindo para que ele seja incorporado socialmente para ampliação da defesa do SUS.

Liderança feminina

Além disso, 5 de março deste ano está sendo marcado como o momento em que o CES-MG passa a ser presidido por uma mulher, a conselheira Lourdes Machado, representante de trabalhadoras e trabalhadores, por meio do Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais (CRP-MG) e que foi eleita pela plenário do Conselho.

A Saúde é um direito de todas as pessoas e o CES-MG está, há 32 anos, representado um espaço de diálogo, diverso, inclusivo e democrático para usuárias e usuários, trabalhadoras e trabalhadores e gestão/prestadoras e prestadores.

245 total views, 1 views today

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Accessibility