CES participa de encontro do CNS com as mesas diretoras de conselhos estaduais de Saúde

O Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais (CES-MG) participou do Encontro Remoto entre a Mesa Diretora do Conselho Nacional de Saúde com presidentas (es) e Secretários (as) Executivos (as) dos Conselho Estaduais de Saúde, realizado no dia 6 de março. O Conselho foi representado pela presidenta Lourdes Machado e pela Secretária Executiva, Fabiana Sales de Alcântara. O objetivo do encontro foi dialogar sobre a 17ª Conferência Nacional de Saúde e apresentar as atualizações sobre a 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental.

O presidente do Conselho Nacional de Saúde, Fernando Pigatto, enumerou os resultados esperados nas etapas municipais e as datas para a realização das conferências estaduais. Ele destacou a importância das conferências municipais. “A etapa municipal caracteriza-se como o espaço para a participação de todas as pessoas que vivem no respectivo território”. O presidente relembrou que os com a pandemia os planos municipais ficariam prejudicados e que precisam ser revistos neste ano nas conferências.

A presidenta do CES-MG, Lourdes Machado, falou sobre o panorama de realização de conferências nos municípios mineiros e do aditivo de realização das conferências livres, em um esforço de envolver os movimentos sociais na 10ª Conferência Estadual de Saúde de Minas Gerais.

5ª CNSM

A conselheira nacional de Saúde, Fernanda Magno, passou aos conselhos estaduais os informes sobre a criação do Departamento de Saúde Mental no Ministério da Saúde e que a 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental tem nova data e será realizada entre os dias 24 e 27 de outubro de 2023.