Mesa Diretora se reúne com conselhos municipais e Unidades Regionais de Saúde

A Mesa Diretora do Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais (CES-MG) reuniu-se com representantes de conselhos municipais de Saúde de todo o estado e também com referências de Unidades Regionais de Saúde para tirar dúvidas e compartilhar informações sobre as etapas municipais e estadual da 10ª Conferência Estadual de Saúde.

Participaram a presidenta do CES-MG, Lourdes Machado (CRP-MG); o vice-presidente Pedro Cunha (CNBB); o secretário-geral Erli Rodrigues (MORHAN); e a 1ª secretária Gláucia Batista (CRESS-MG).

Dentre as principais dúvidas estavam a formação das delegações e o número de pessoas delegadas; a metodologia de realização de plenárias e conferências para elaboração dos planos municipais de Saúde; formação de comissões de organização e do comitê executivo; paridade entre segmentos e percentual mínimo de delegação com 50% mulheres; participação de mães com crianças.

Lourdes destacou a importância das conferências, momento de falar com as pessoas, sobre o que elas querem para a atenção primária, secundária, financiamento. “A construção do SUS é de todas as pessoas, de fortalecer a participação popular”, ressaltou.

Os municípios que não puderam participar podem assistir à reunião no canal do CES-MG no Youtube.