Primeira edição do “CES-MG perto de você” é realizada em Governador Valadares e mobiliza população do município

“Os usuários do SUS têm que participar do Controle Social, conhecer. Como posso amar aquilo que eu não conheço? Espero que aconteça mais vezes essa estratégia”. A fala do secretário-geral do Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais (CES-MG), Erli Rodrigues, resgata de maneira pontual a direção que o momento inicial da primeira edição do projeto “CES-MG perto de você” tomou. A inciativa, que visa aproximar os conselhos municipais de Saúde e engajar a população na defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), teve o seu primeiro encontro no dia 18 de abril de 2023, em Governador Valadares.

Na mesa de abertura do evento, a presidenta do Conselho Municipal de Saúde de Governador Valadares, Fátima Salgado, falou da satisfação de receber o evento e destacou o empenho e mobilização de conselheiras e conselheiros na organização. “Os conselheiros de Governador Valadares foram protagonistas para que o evento acontecesse”.

Mesa de abertura do projeto “CES-MG perto de você”

Na parte da manhã, as mesas diretoras dos conselhos municipais de saúde presentes se reuniram com o CES-MG para a realização de um Fórum de Conselhos, possibilitando a troca de experiências e o compartilhamento de ideias que visam tornar a atuação dos órgãos presentes mais assertiva no que diz respeito a questões de saúde pública e, consequentemente, à própria atuação dos conselhos.

Foi nesse contexto que o secretário-geral do CES-MG ressaltou a importância de aproximar a população do SUS de forma mais efetiva, de modo que o conheçam melhor. A ideia foi reiterada por membras e membros dos conselhos municipais, que pontuaram, ainda, a importância da atuação do CES-MG na realização de eventos como o “CES-MG perto de você” e do controle social, que é o foco do projeto. Para a conselheira estadual de Saúde e representante da Secretaria de Estado de Saúde, Elisa Paschoal, essa aproximação será fundamental para potencializar a representatividade dos municípios da macrorregião Leste na 10ª Conferência Estadual de Saúde, que será realizado nos dias 29, 30 e 31 de maio, no Minascentro, em Belo Horizonte.

O evento foi realizado na última terça-feira, 18 de abril de 2023, e foi dividido em dois momentos. Na parte da manhã, alguns conselhos dos municípios que compõem a macrorregião leste de Minas Gerais se reuniram para trocar experiências e ideias. Na parte da tarde, profissionais de diferentes áreas se reuniram na Praça dos Pioneiros para oferecer serviços, atividades e informações sobre controle social para a população

“É o primeiro encontro do qual participo. Para mim, é a busca por fortalecer o conselho de saúde, e nunca tivemos o momento de fortalecer o controle social como na gestão de saúde em si. Vejo que essa iniciativo por parte do CES precisa continuar para buscar fortalecer o controle social, pois muitos conselhos não funcionam de verdade. Se temos lideranças buscando isso, temos a chance de aprender e melhorar isso no município. Que o CES continue buscando a união dos conselhos municipais. Assim, fica mais fácil trabalhar”, disse Luzia Nunes Gonçalves Bessa, presidente do Conselho Municipal de Saúde de Virgolândia. “(O encontro) É importante para adquirir conhecimento e estarmos mais em evidência. Essa é uma forma de capacitar para aprender sobre controle social e ser conselheiras mais atuantes”, afirma Márcia Ponciano, representante do Conselho Municipal de Saúde de Paulistas.

Ainda sobre controle social, a primeira parte do encontro em Governador Valadares também foi marcada por comentários que reafirmam a importância da participação popular nas políticas que envolvem o SUS. Daniela Matos, representante da Superintendência Regional de Saúde de Governador Valadares, destacou a importância de mobilizar pessoas pelo SUS nos municípios, que é onde as ações acontecem, e de fortalecer o controle social na região Leste, enquanto o vice-presidente do CES-MG, Pedro Cunha, falou sobre a origem do SUS: “O SUS não nasceu nos gabinetes, mas nas lutas e nas ruas”.

A secretária-executiva do CES-MG, Fabiana Coelho S. de Alcântara, apresentou o Cadastro de Conselhos de Saúde do Estado de Minas Gerais (CADCES) e destacou a relevância dos e-mails institucionais para manter o cadastro atualizado, facilitando a interação entre os Conselho Estadual e os conselhos municipais.

Conselho na Praça

Na parte da tarde, das 14h às 18h, após o Fórum de Conselhos, ocorreu a segunda parte do projeto, o “Conselho na praça”, que mobilizou a população de Governador Valadares na Praça dos Pioneiros. A mobilização, que tinha como objetivo engajar as pessoas usuárias nos projetos do SUS e promover o controle social, se deu por meio da oferta de serviços e atividades voltados à saúde, cultura, cidadania e ciência. Os serviços e atividades foram ofertados em tendas firmadas na praça, onde profissionais de diferentes áreas receberam a população. 

Segundo o Conselho Municipal de Saúde de Governador Valadares, a iniciativa teve uma adesão considerável. De acordo com o órgão, cerca de três mil pessoas circularam entre as tendas para participar das atividades propostas e aderir aos serviços disponíveis.

O projeto conquistou a aprovação tanto de moradoras e moradores quanto de profissionais que estavam ofertando o serviço, ambos pontuaram a importância que existam oportunidades como essa para que a população possa usufruir efetivamente dos direitos previstos por lei e que devem ser assegurados pelo SUS.

Brunna Freitas, moradora, destacou a necessidade de mais projetos inovadores e interessantes, como o “Conselho na Praça”, na cidade: “Eu moro em Governador Valadares já há 5 anos e acho que a cidade precisa de mais eventos como esse, achei incrível, adoro quando eu passo aqui na pracinha e tem esse tipo de evento, principalmente coisas diferentes. A gente nunca via por aqui esse tipo de coisa. É muito diferente e muito bacana. Eu amei e espero que tenha mais vezes”.

Suelí, residente de Governador Valadares e funcionária do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) também aprovou a iniciativa: “Esse tipo de evento é muito importante para a sociedade, porque, além de divulgar, oferta o serviço no momento do evento. Então, assim, é de grande importância e é preciso que tenha mais, para que as pessoas conheçam os conselhos, o conselho de saúde, todos os serviços que a saúde oferta, que a assistência oferta e todas as secretarias. Por isso a importância desse tipo de evento”.

Programa Ciência em Movimento, da Fundação Ezequiel Dias

Na perspectiva das pessoas que estavam trabalhando na oferta das atividades, a iniciativa também só veio para agregar. Fábio Patrício, servidor da Fundação Ezequiel Dias, se mostrou grato pela oportunidade de atingir mais pessoas com informação: “Somos do programa ‘Ciência em Movimento’ e foi muito bom aqui porque é a oportunidade de levar informação para o público em geral. Geralmente vamos até as crianças na escola, e aqui a gente teve contato com o público em geral, o pessoal da zona rural. Então é enriquecedor para a gente e para as pessoas também. Tive a oportunidade de tirar muitos mitos; o pessoal vem com as histórias de que cobra corre atrás, de que cobra mama, então a gente tem várias curiosidades que eles trazem para a gente e temos a oportunidade de falar sobre. Foi muito bom, muito produtivo mesmo, espero que consigamos voltar”.

Já Aparecida Paixão, enfermeira e membro integrante do Conselho Municipal de Saúde de Governador Valadares, destacou a importância de projetos como esse para que a população entenda o papel dos conselhos: “Estou achando maravilhoso esse projeto do ‘Conselho na Praça’ do Conselho Estadual de Saúde junto ao nosso conselho municipal trazer informações para a população sobre o que é um conselho de saúde, quais são as suas finalidades, qual que é a proposta, e trazer a comunidade para conhecer, de fato, o que o conselho faz, e também aproveitando para mostrar o que o município de Governador Valadares faz na saúde. Sabemos que, como outras cidades, há problemas, mas as pessoas focam muito no que não dá certo, e essa é uma oportunidade que tivemos de mostrar o que dá certo. E o conselho Municipal de Saúde está de parabéns por trazer esse projeto aqui para a nossa cidade e eu estou muito feliz”.

399 total views, 2 views today

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Accessibility