CES-MG e CMS de Governador Valadares promovem evento sobre controle social e defesa do SUS, na Praça dos Pioneiros

O Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais (CES-MG), em parceria com o Conselho Municipal de Saúde de Governador Valadares, promove no dia 18 de abril, a primeira edição do Projeto “CES-MG perto de você”. A proposta é aproximar os 51 conselhos municipais de Saúde que compõem a macrorregião Leste e engajar a população de Governador Valadares em torno da importância da participação popular na defesa do Sistema Único de Saúde (SUS).

O projeto será realizado em dois momentos. Na parte da manhã, das 9h às 12h, no auditório da Prefeitura de Governador Valadares, as mesas diretoras dos conselhos municipais de Saúde se reúnem com o CES-MG em um Fórum de Conselhos para estimular a troca de experiências locais, a fim de aprofundar o debate sobre o papel do controle social na construção das políticas públicas de saúde. Os temas abordados estão relacionados ao cotidiano dos conselhos, como os instrumentos de gestão, as plataformas CADCES, SIACS e DIGISUS.

Na parte da tarde, das 14h às 18h, será realizado o “Conselho na Praça”, uma estratégia do CES-MG para mobilizar a população por meio da oferta de serviços e atividades relacionadas à saúde, cidadania, cultura, ciência e ao controle social. O evento ocorre na Praça dos Pioneiros, na região central da cidade e reúne diversas tendas com informações sobre como funciona a participação popular na gestão do SUS e conversas com conselheiros estaduais e municipais de Saúde; cadastro de pessoas doadoras e informações sobre doação de sangue com a Fundação Hemominas; Programa Ciência em Movimento, da Fundação Ezequiel Dias (Funed), com o caminhão que viaja pelos municípios mineiros levando conhecimento científico e tecnológico, através de linguagem lúdica e popular; participação do NASF com alongamento e orientações sobre a pratica de atividade física, apresentação de danças com os grupos de atividade, auriculoterapia e avaliação e orientação nutricional e psicológica.

Também haverá aferição de pressão arterial; teste rápido de sífilis, hepatite e glicemia; corte de cabelo gratuito; orientações de como acessar o serviço do CADEF para pessoa com deficiência física e intelectual; teste genético para caso com suspeita de doenças raras; imunização; castramóvel e feira de adoção; atividades preventivas de saúde bucal para crianças, prevenção de câncer de boca; informações turísticas; ponto Instagramável Viva Valadares e banda Batucada, da APAE.

De acordo com o secretário-geral do CES-MG, Erli Rodrigues, em tempos de reconstrução do SUS é fundamental a participação e união de todas as pessoas. “O projeto ‘CES-MG perto de você’ pretende, com a edição piloto em Governador Valadares, mostrar que o pleno funcionamento e engajamento de todos os conselhos de saúde e a informação oferecida diretamente à população são o caminho mais eficaz para

promover e fortalecer a participação popular, garantindo uma saúde pública de qualidade e acessível a todas as pessoas”, fundamenta.

Serviço:

Fórum de Conselhos Municipais de Saúde da Macrorregião Leste

Dia: 18 de abril de 2023

Horário: 9h às 12h

Local: Auditório da Prefeitura de Governador Valadares (Rua Mal. Floriano, 905, 5º andar, Centro)

Conselho na Praça

Data: 18 de abril