Região de Governador Valadares recebe nova base do SAMU

Na última sexta-feira, 7/7, o secretário-geral Erli Rodrigues representou o CES-MG na inauguração da nova base do SAMU no município de Governador Valadares, uma conquista que a cidade e região vinham a anos tentando alcançar.

A base em questão será composta por duas unidades, uma Unidade de Suporte Básico (USB) e uma Unidade de Suporte Avançado (USA), e atenderá a diferentes municípios da região Leste de Minas Gerais, além de ficar localizada em um local estratégico dentro do município. Isso porque a cidade de Governador Valadares é dividida por uma ponte que frequentemente é cenário de engarrafamentos e, até então, o SAMU possuía base em apenas um dos lados da ponte, o que acabava prejudicando os atendimentos no outro lado e comprometendo a saúde da população. Válido ressaltar que, no município, o instrumentos são compartilhados pelo SAMU e pelo Corpo de Bombeiros.

Segundo Erli Rodrigues, esse é um momento muito oportuno para a cidade de Governador Valadares e municípios no entorno, que, com a chegada da base, fortificam suas estratégias de saúde pública, visto que a região já conta com toda a área coberta com a estratégia saúde da família, com o Corpo de Bombeiros, com o Hospital Bom Samaritano e com a UPA. O conselheiro reforçou ainda que o que falta para o município agora é conseguir a municipalização do hospital regional, reiterando o posicionamento contra a privatização da Saúde, defendido pelo CES-MG.