Ministério da Saúde aportará recursos em hospitais mineiros

O Ministério da Saúde (MS) injetará recursos em cinco hospitais mineiros considerados âncoras na atenção especializada e que fazem atendimentos 100% Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo é equilibrar as contas dessas instituições. São eles Risoleta Neves, Santa Casa de Belo Horizonte, Sofia Feldman, São Francisco de Assis e Hospital Universitário Ciências Médicas.

O anúncio foi feito nesta terça-feira (4/7/23) pelo secretário de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, Helvécio Magalhães. Ele participou de audiência da Comissão de Administração Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) destinada a discutir a superlotação e dificuldades de sustentabilidade do Hospital Risoleta Neves.

“Estamos finalizando estudos de forma a fazer uma robusta injeção de recursos adicionais para equilibrar as operações desses hospitais e aproximá-las do saldo positivo”, afirmou, salientando que as discussões estão sendo fechadas com Estado, município de BH e Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems).

De acordo com o secretário, a iniciativa só está sendo possível com a aprovação da chamada PEC da Transição, que adicionou recursos para a Saúde. “Desde janeiro estamos discutindo as prioridades absolutas”, pontuou. O setor, segundo ele, perdeu R$ 70 bilhões entre 2017 e 2022.

Risoleta

O Hospital Risoleta Neves é referência em parto de alto risco e pronto socorro para 1,5 milhão de habitantes no Eixo Norte da Capital e também para municípios da Região Metropolitana de BH. São 420 leitos, todos do SUS. Hoje, enfrenta superlotação nas duas portas de entrada (maternidade e pronto socorro) e tem um deficit mensal superior a R$ 2 milhões/mês.

“Os trabalhadores do hospital não têm garantia de reajuste. Algumas áreas também precisam de reforma e ampliação”, salientou Lourdes Machado, presidente do Conselho Estadual de Saúde. A diretora-geral do Risoleta, Alzira de Oliveira Jorge, acrescentou que, desde 2020, o hospital tem acréscimo de mil atendimentos/mês. A instituição ainda recebe 1.700 alunos/ano.

Leia a matéria na íntegra no texto da ALMG

Geral

Texto: ALMG

Foto: Sarah Torres

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Accessibility