CES-MG participa da 300ª reunião da CIB-US/MG e da abertura do 4º Emapespo

A presidenta Lourdes Machado, a 1ª secretária Gláucia de Fátima Batista do Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais (CES-MG) e a conselheira estadual Sandra Maria dos Santos participaram da solenidade em comemoração dos 30 anos da Comissão Intergestora Bipartite (CIB-SUS/MG); e da abertura do 4º Encontro Mineiro de Administradores e Profissionais dos Serviços Odontológicos (Emapespo), que teve o apoio do Conselho. A reunião da CIB ocorreu no dia 26, data de início do Emapespo que vai até 28/9, na Expominas.

A 300ª reunião da CIB-SUS/MG contou as presenças de autoridades como o governador Romeu Zema, do secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, do presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems), Edvaldo Farias, áreas técnicas da Secretaria de Estado de Saúde e secretários municipais de Saúde e deliberou sobre diversas pautas importantes para a saúde pública de Minas Gerais.

A CIB-SUS/MG foi instituída pela Resolução nº 637, de 25 de junho de 1993, sendo reconhecida como foro de articulação, negociação, pactuação e deliberação entre gestor estadual e os gestores municipais, quanto aos aspectos operacionais e de regulamentação das Políticas de Saúde no âmbito da Gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado.

A presidenta do CES-MG destacou em sua fala a importância de que os hospitais do SUS sejam 100% públicos e estatais. “Essa é uma grande frente de luta do Conselho Estadual de Saúde”, enfatizou. Falou ainda da parceria com a SES-MG. Segundo ela, o importante é que todos os conselhos de saúde nos municípios também estejam presentes em eventos como esse. “É necessário estarem nesse lugar de representação como garantem as Leis 8080 e 8142, no espaço de construção e acompanhamento das políticas de saúde”.

O secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, falou da 300ª reunião da CIB-SUS/MG como um dia simbólico, que demonstra vontade de fazer o SUS melhor para o estado. “Temos uma governança muito forte, a oportunidade de discutir nas câmaras técnicas e pactuarmos na CIB macro e micro e estaduais as grandes políticas para transformar a saúde dos mineiros”.

Emapespo

Na abertura do Emapespo, Lourdes Machado, falou sobre encontros, desafios e perspectivas da saúde bucal no SUS. A saúde bucal no Brasil é uma política de saúde orientada pela Política Nacional de Saúde Bucal, que contempla todos os níveis de atenção. A presidenta destacou que a Odontologia no estado tem importantes desafios, como por exemplo, aumentar a cobertura dos serviços de saúde bucal na Atenção Primária à Saúde em que a inserção da nas Equipes de Saúde da Família é de cerca de 60%,

O presidente do Conselho Regional de Odontologia, Raphael Castro Mota, destacou a vinda de novos recursos para a saúde bucal, com a incorporação da saúde bucal na Lei Orgânica do SUS e reforçou a importância da reunião agendada com o presidente do Senado Federal para discutir a vinda de mais recursos para a área, especialmente para o cumprimento do piso salarial.