CES-MG participa de apresentação do Projeto Suricato

A presidenta do Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais (CES-MG), Lourdes Machado, participou, nesta sexta-feira (1), do Comitê Estadual de Saúde realizado na Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (EJEF). O evento debateu o gasto público na saúde, sob a ótica do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Representantes do TCE e outras pessoas relacionadas ao Direito apresentaram um laboratório de análise de dados chamado “Diretoria de Fiscalização Integrada e Inteligência do Tribunal de Contas”, conhecido como “Projeto Suricato”, exibindo as ferramentas utilizadas no programa.

Sobre o Suricato, Lourdes destacou que o assunto pode ser pautado no Conselho Estadual de Saúde e nos conselhos municipais de saúde. “Essa interlocução com o controle social é fundamental, pois os conselhos são deliberativos”, disse. Além disso, a presidenta falou sobre a judicialização, exemplificando pedidos repetidos do mesmo medicamento para pessoas diferentes no mesmo município. Por fim, Lourdes sugeriu que os conselhos de saúde sejam incluídos ativamente nessas discussões.