Convite aos conselhos Municipais de Saúde para formação e estruturação da CISTT

A Vigilância em Saúde da Trabalhadora e do Trabalhador foi incorporada como campo de atuação do SUS. É resultado de um amplo movimento em defesa do direito à saúde relacionada ao trabalho e à participação de trabalhadoras e trabalhadores nas decisões sobre a organização e gestão dos processos produtivos, na busca da garantia de atenção integral à saúde, considerando o conceito ampliado de saúde e de seus determinantes sociais – condições de alimentação, habitação, educação, renda, meio ambiente, trabalho e emprego.

Para atuarmos melhor neste segmento da saúde, o CES-MG está empenhando esforços no sentido de implantar a COMISSÃO INTERSETORIAL DE SAÚDE DO TRABALHADOR E DA TRABALHADORA (CISTT) em um grande número de municípios mineiros.

A implantação e atuação da CISTT é uma condição sem a qual não pode haver a implantação dos CENTROS DE REFERÊNCIAS DE SAÚDE DO TRABALHADOR E DA TRABALHADORA (CEREST) regionais.

A CISTT tem a finalidade de articular políticas e programas de interesse para a Saúde da Trabalhadora e do Trabalhador, cuja execução envolva áreas não compreendidas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), mas que zelam ou tem interface com a Saúde da Trabalhadora e do Trabalhador.

Lembrando que:

‧ A CISTT é uma comissão do Conselho de Saúde.
‧ A CISTT não delibera. Somente o Conselho de Saúde tem caráter DELIBERATIVO.
‧ A CISTT recomenda.
. A CISTT pode e deve ser formada por várias entidades e por todos os sindicatos de trabalhadores.
. A CISTT é coordenada por um conselheiro de saúde.

Para estruturar a CISTT em seu município, sugerimos realizar um seminário ou alguma atividade de mobilização. Convide os representantes das trabalhadoras e dos trabalhadores (sindicatos, centrais sindicais, federações, confederações, associações, etc.) de seu território para apresentar a importância de participar da CISTT.

O Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) darão muita atenção no que tange a Vigilância de Saúde da Trabalhadora e do Trabalhador para os próximos anos. E a forma mais direta e eficaz de propor e fiscalizar as políticas públicas para este campo é estruturar as CISTT e os CETEST Regionais.

O CES, por meio da CISTT ESTADUAL, está propondo ajudar a todos os conselhos municipais a formalizar e estruturar suas CISTT municipais.

Entre em contato conosco.

Telefone: 31 3507-7900
34 996690113 – Pedro Cunha – coordenador da CISTT MG.