7 de abril de 2024 – Dia Mundial da Saúde

Em todo o mundo, o direito à saúde de milhões de pessoas está cada vez mais ameaçado. De acordo com a Organização Pan-americana da Saúde (OPAS), o Conselho de Economia da Saúde para Todos da OMS constatou que pelo menos 140 países reconhecem a saúde como um direito humano em suas constituições. No entanto, os países não estão conseguindo aprovar e implementar leis para garantir que suas populações tenham o direito de acessar os serviços de saúde. Isso corrobora o fato de que pelo menos 4,5 bilhões de pessoas (mais da metade da população mundial) não estavam totalmente cobertas por serviços essenciais de saúde em 2021.

Para enfrentar esses tipos de desafios, o tema do Dia Mundial da Saúde de 2024 é “Minha saúde, meu direito”.

O tema deste ano foi escolhido para defender o direito de todas as pessoas, em todos os lugares, de ter acesso a serviços de saúde, educação e informação de qualidade, bem como a água potável, ar puro, boa nutrição, moradia de qualidade, condições ambientais e de trabalho decentes e ausência de discriminação.

Motivo de orgulho

Em relação ao Brasil e em Minas Gerais, o Conselho Estadual de Saúde destaca que por aqui há um motivo muito especial para comemorar o dia 7 e abril. Temos o maior sistema público de Saúde do mundo! Cem por cento da nossa população utiliza o SUS! Seja quando vai comprar um presunto no supermercado, uma passagem aérea ou terrestre, utilizar algum auditório, uma escola.

Mais 75% da população utiliza o SUS como plano de saúde, para consultas, exames, cirurgias, acesso a medicamentos. Nem todos os bairros possuem uma Unidade Básica de Saúde. Mas de acordo com a presidenta do CES-MG, Lourdes Machado, aquele postinho que a gente vai lá para fazer a consulta, para ser encaminhada/o depois, representa a Atenção Primária em Saúde, que é um dos pontos mais importantes do SUS, esse lugar de atenção no momento que a pessoa precisa, mais próximo da sua casa.

Referência em vacinação

Um outro projeto muito importante em que voltamos a ser referência é a vacinação. Lourdes destaca que Vacinas salvam vidas, apesar de algumas falas antivacinas. “Passamos por uma pandemia mundial, estamos hoje numa epidemia no nosso estado de Minas, epidemia da dengue e as vacinas vêm para salvar, para salvar vidas” disse. As campanhas de vacinação diminuíram a mortalidade infantil e neonatal, aumentaram a expectativa de vida das pessoas adultas e idosas.

Então, nesse momento em que vivemos, infelizmente uma outra epidemia, a vacinação é muito importante!

O Conselho Estadual de Saúde está próximo, está perto. É um órgão deliberativo do SUS, fiscalizador e fazemos parte da gestão do SUS. Lourdes Machado acrescenta que no seu município também tem um Conselho Municipal de Saúde.

Qualquer dúvida que você tiver em relação à saúde, procure o seu conselho.