O projeto “Articulação das CISTT’s de MG”, mobiliza municípios mineiros para a implementação da CISTT em seus territórios.

Com menos de um mês desde a realização do projeto “Articulação das CISTT’s de MG”, já é possível notar uma evolução em relação ao que foi trabalhado nesse encontro. O evento, feito nos dias 9 e 10 de outubro em Belo Horizonte, teve como objetivo mobilizar e articular os conselhos municipais de saúde para a implementação da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CISTT) nos municípios, além de garantir o acompanhamento do controle social e das ações de saúde pública relacionadas à saúde do trabalhador e da trabalhadora.

Esse projeto contou com o apoio da CISTT Nacional e foi fundamental para o avanço das discussões sobre o tema, favorecendo a implementação das CISTT’s nas cidades do estado. Nas últimas semanas, foram organizados três encontros em diferentes municípios para incentivar a participação do controle social e promover essa ferramenta, que é essencial para os conselhos e abre espaço para o diálogo sobre a saúde das pessoas trabalhadoras no interior de Minas Gerais.

O Coordenador da CISTT Estadual e Vice-Presidente do CES-MG, Pedro Cunha, esteve presente no dia 26 de outubro em UBÁ para o 3º Fórum Municipal em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora onde foram apresentadas palestras sobre “Assédio Moral e Sexual” e “Síndrome de Burnout”, a cidade já tem uma CISTT e o evento contribuiu para reforçar a importância de suas atividades. Pedro também esteve em Ponte Nova no dia 25 de outubro para iniciar o processo de implantação da comissão no município, e em Manhuaçu (29/10), onde a CISTT se mobilizou para retomar suas atividades após o encontro em Belo Horizonte.

O vice presidente do CES-MG fala sobre como está o avanço da implementação das CISTT’s nessas cidades após esse evento: “Nós tivemos a grata satisfação de estar recebendo aqui o DIESAT, o CGSAT, a CISTT nacional com seus técnicos e eles fizeram uma conversa com vários militantes do controle social, do sindicalismo, enfim, reunindo todas as forças da saúde do trabalhador e neste final de semana eu estive em Ponte Nova, Ubá e Manhuaçu para a gente reforçar essa intenção deles em estar implementando nos seus municípios, nos seus conselhos municipais a Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador. Alguns lugares já bem adiantados, outros lugares ainda precisam chamar mais atores, mais coadjuvantes, mais pessoas para vir compor a CISTT. Mas aos pouquinhos a gente percebe que a coisa começou a andar e tudo isso graças à articulação da CISTT que teve aqui no início do mês”.

87 total views, 1 views today

1 comentário em “O projeto “Articulação das CISTT’s de MG”, mobiliza municípios mineiros para a implementação da CISTT em seus territórios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Accessibility