O Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais (CES-MG) foram representados na campanha do Ministério da Saúde “Janeiro Roxo”, dedicado à conscientização sobre a hanseníase, com o objetivo de informar, enfrentar o estigma e discriminação, incentivar o diagnóstico precoce e o tratamento da doença. O conselheiro estadual Eduardo Araújo Souza (MORHAN) participou da campanha dos dias 7 a 9 de janeiro, em Brasília.
Para o ano de 2025 o Ministério da Saúde planejou uma campanha do Dia Nacional Contra a Hanseníase, celebrado no último domingo de janeiro. A campanha intitulada “Hanseníase: conhecer e cuidar de janeiro a janeiro” foi lançada no dia 29 do último mês. Eduardo é um dos personagens que tem sua história contada nas redes sociais do Ministério.
O conselheiro falou sobre a importância dessa nova abordagem. “Vamos falar de hanseníase, de janeiro a janeiro, vamos falar sobre hanseníase o ano todo, porque antes nós só falávamos na última semana de janeiro, mas o Ministério da Saúde teve essa iniciativa e nós apoiamos (…) vamos estar juntos para colaborar, para participar, juntamente com o Ministério da Saúde, para falarmos uma língua só, para que esse trabalho seja contínuo. Precisamos erradicar a hanseníase”, ressaltou.
No dia seguinte ao lançamento oficial da campanha, Eduardo também participou do Fórum Nós na Rede: estratégias para o fortalecimento dos movimentos sociais no âmbito das doenças negligenciadas, em que estavam presentes diversos representantes das doenças negligenciadas de todo o Brasil.
O país está em segundo lugar no ranking mundial em números de novos casos diagnosticados por ano. Mesmo com uma redução na taxa de diagnósticos, ao longo dos anos, os números ainda são expressivos, principalmente em regiões de maior vulnerabilidade-social. A hanseníase tem tratamento e integra o Projeto Brasil Saudável, que tem como principal objetivo a erradicação de doenças que afetam principalmente pessoas em regiões mais vulneráveis socialmente. O Sistema Único de Saúde oferece o tratamento gratuito para a doença.

