1ª Conferência de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora – Macrorregião Oeste


No dia 13 de abril, a “1ª Conferência de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora Como Direito Humano – Etapa Região Ampliada de Saúde da Macrorregião Oeste” foi realizada em Divinópolis. Estiveram presentes a presidenta do CES-MG, Lourdes Machado (CRP-MG), o vice-presidente e coordenador da CISTT-MG, Pedro Cunha (CNBB), a 1° Secretária, Aleteia D’Alcantara (Fademg) e a 1ª Diretora de Comunicação e Informação do SUS, Marilia Santos (Federassantas). A presidenta ficou encarregada de realizar a palestra do Eixo I da Conferência “Política Nacional do Trabalhador e da Trabalhadora”, a Primeira Secretária falou sobre o Eixo II “As novas relações de trabalho e a Saúde do Trabalhador” e o vice-presidente palestrou sobre o Eixo III “Participação Popular na Saúde dos Trabalhadores e das Trabalhadoras para o Controle Social”.

Além dos palestrantes membros da mesa diretora do CES, a Conferência também recebeu a vice-prefeita de Divinópolis, Janete Aparecida, na mesa de abertura, e Thay Aráujo, para a palestra magna sobre a saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano. A mesma relembrou a todos sobre a lei dos 15 segundos da Organização Internacional do Trabalho, que afirma que a cada 15 segundos morre no mundo algum trabalhador por acidente de trabalho ou doenças relacionadas ao trabalho.

A Região Ampliada Oeste é composta por 53 municípios, dos quais 23 participaram e enviaram suas propostas dos âmbitos estadual e nacional. A vice-presidente do CMS e presidente da comissão organizadora, Kelly Viviane, afirmou que “Divinópolis, enquanto cidade polo da macrorregião, busca incansavelmente alcançar os municípios que por motivos alheios à nossa vontade não conseguiram participar da Conferência; e juntar todos os Conselhos Municipais de saúde que compõem a Região Ampliada de Saúde da Macrorregião Oeste”.

As Conferências Macrorregionais elegem delegados e propostas para a 5° Conferência Estadual da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (5° CESTT), que serão votadas e levadas para a etapa nacional em Brasília.

99 total views, 1 views today

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Accessibility