O Conselho Municipal de Saúde de Belo Horizonte realizou, nos dias 11 e 12 de abril, a 3ª Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora de Belo Horizonte (CMSTTBH).
A presidenta do CES-MG, Lourdes Machado, esteve no primeiro dia de conferência compondo a mesa de abertura ao lado da Subsecretária Municipal de Proteção e Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte (SMSA), Thaysa Drumond; a Presidenta do Conselho Municipal de Saúde de Belo Horizonte (CMSBH), Ilda Alexandrino; o Superintendente Regional do Trabalho em Minas Gerais, Carlos Calazans e a Coordenadora da Saúde do Trabalhador da SMSA, Alessandra Martins.
Em sua fala Lourdes destaca “As discussões, diretrizes e propostas evidenciam o quanto precisamos avançar na política estadual e nacional de saúde do trabalhador e da trabalhadora. Precisamos assumir o desafio da articulação na construção de uma agenda estruturante para a conquista do trabalho digno, decente, seguro, humanizado, equânime e democrático nestas conferencias. ”

No primeiro dia foram divididos grupos de debates entre usuários, trabalhadores e gestores do SUS-BH referentes aos 3 eixos da conferência:
I – Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora;
II – As novas relações de trabalho e a Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora;
III – Participação Popular na Saúde dos Trabalhadores e das Trabalhadoras para o Controle Social.
O objetivo dessa dinâmica é fazer com que os delegados elaborassem propostas relacionadas ao tema para efetivação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. As propostas foram apresentadas para votação na plenária final que aconteceu no segundo e último dia de evento, nessa data também foram escolhidos os delegados que irão representar a capital mineira na Conferência Estadual. O grupo Mobiliza SUS também se apresentou no evento.
311 total views, 1 views today
