Na sexta-feira, 23 de maio, o #CESMG promoveu a “1ª Plenária de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora Minas Gerais – Etapa da 5ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (5ª CESTT)”. Realizada totalmente de forma virtual, a reunião contou com a participação de mais de cem pessoas de todos os cantos do Estado. As mesmas foram divididas em: usuárias(os) do Sistema Único de Saúde (SUS), gestoras(es) e trabalhadores(as) da área.
Além da eleição de 28 delegados(as) para a 5ª CESTT (divididos em 14 pessoas usuárias, 7 gestoras e 7 trabalhadoras), o pleno votou em diretrizes e propostas divididos pelos eixos da Conferência Estadual: política nacional de saúde do trabalhador e trabalhadora, as novas relações de trabalho e a saúde do trabalhador e da trabalhadora e participação popular na saúde dos trabalhadores para o controle social.
Aliás, estes temas foram abordados por dois palestrantes renomados na área da Saúde: Márcia Lazarino e Luiz Patrício. Márcia tratou, entre outros assuntos, da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e as novas relações de trabalho; além das doenças e agravos relacionados ao trabalho de notificação compulsória.
CLIQUE AQUI E TENHA ACESSO À APRESENTAÇÃO
Já Luiz abordou: o que é trabalho, participação popular na saúde dos trabalhadores e das trabalhadoras para efetivação do controle social, as novas relações de trabalho e a saúde do trabalhador e da trabalhadora, impactos das políticas recentes, lei da terceirização, entre outros.
CLIQUE AQUI E TENHA ACESSO À APRESENTAÇÃO
A 5ª CESTT será realizada entre os dias 9 e 12 de junho, em Jaboticatubas, com delegações de todas as macrorregiões de Minas Gerais.
245 total views, 1 views today
