CES e MP Itinerante passam por Frei Lagonegro, Coroaci e Belo Oriente

No dia 1º de julho, o secretário-geral do CES/MG, Erli Rodrigues (Morhan), e o conselheiro Ernandes Moraes (Coren/MG), estiveram no município de Frei Lagonegro, em mais uma ação do CES junto com o MP Itinerante.

Esta iniciativa leva serviços públicos gratuitos à população, promover acesso à cidadania e ao conhecimento da população aos seus direitos, viabilizando a realização de iniciativas culturais e educativas, “Reuniões Públicas” e palestras.

Os conselheiros reuniram-se no salão da igreja católica com lideranças comunitárias e autoridades políticas locais, dentre estas o prefeito Edinézio, quatro vereadores e o Secretário de Saúde, Jardel.

Para as lideranças dos trabalhadores rurais, profissionais de saúde, lideranças religiosas e representantes do Sindicato dos Servidores Municipais, Erli e Ernandes expuseram sobre a importância da participação popular, estabelecida no artigo 198 da Constituição como uma das diretrizes do SUS, do papel e atribuições do Conselho de Saúde, sua estrutura para o pleno funcionamento etc.

O prefeito e o Secretário de Saúde solicitaram auxílio do CES/MG para reestruturar o Conselho Municipal de Saúde, que está com mandato vencido. Os conselheiros agendaram o retorno a Frei Lagonegro para iniciar o processo de mediação.

O Fórum Municipal de Saúde será realizado em 23 de julho, para a eleição dos novos componentes do Conselho para o biênio 2025/2027. A posse será no dia seguinte.

Coroaci

No dia 2 de julho, o projeto CES e MP Itinerante esteve em Coroaci. Em uma reunião co os conselheiros municipais deste município e de Virgulândia, Erli e Ernandes abordaram temas como: estrutura para o funcionamento dos conselhos, dotação orçamentária, comissões intersetoriais (CISTT,  financiamento e outras ) e conselhos locais.

Belo Oriente

No dia 3 de julho, foi a vez do Município de Belo Oriente receber o projeto. Lá esteve somente o conselheiro Ernandes, que organizou uma roda de conversa para esclarecer dúvidas e levar ao CES as demandas dos CMS de Vargem Alegre, Ipatinga, Belo Oriente e Fabriciano.

146 total views, 1 views today

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Accessibility