Escolha foi realizada em reunião promovida pelo CES/MG e SES/MG
Conforme deliberação da Comissão Intergestores Bipartite do Sistema Único de Saúde do Estado de Minas Gerais (CIB/MG), foi instituída em dezembro de 2024, a Comissão Permanente de Integração Ensino e Serviço Estadual (CIES Estadual) e as 28 Comissões Permanentes de Integração Ensino e Serviço Regionais (CIES Regionais). Para composição da CIES Regional, o Conselho Estadual de Saúde (CES/MG) e a Secretaria de Saúde de Minas Gerias (SES/MG), realizaram nesta terça-feira, 12, reunião virtual com representantes dos Conselhos Municipais de Saúde (CMS) de 17 municípios que se inscreveram após mobilização do CES/MG.
O objetivo do encontro foi eleger representantes titulares e suplentes para compor a CIES das regiões de Montes Claros, Pirapora, Januária, Pedra Azul, Teófilo Otoni, Diamantina e Governador Valadares. Foram escolhidos:
- Pirapora
Titular: Aurora Pereira Guedes
Suplente: o CMS vai indicar
- Teófilo Otoni
Titular: Isabel Cristina Barroso
Suplente: Vander França de Souza
- Diamantina
Titular: Welison Ataíde Moreira
Suplente: Adelmo Fernandes
- Governador Valadares
Titular: Maria Geralda Gomes
Suplente: Wantuir de Oliveira Soyer Junior
- Pedra Azul
Titular: Moisés Cotta
Suplente: Yudiel Lora
- Montes Claros
Não houve representante
- Januária
Não houve representante
Para as eleições das duas últimas regiões acima, haverá, em data a ser definida e divulgada, nova reunião.
Além disto, serão realizadas outras diversas reuniões para contemplar todo o estado.
Objetivos
As CIES conduzirão, em suas regionais, o Plano Estadual da Gestão do Trabalho e Educação na Saúde no Estado de Minas Gerais (PEGTES). “O Plano foi construído a várias mãos, em diversas etapas de luta. Agora, vocês, representantes, serão ‘os olhos’ da implementação do mesmo a nível municipal e regional. A missão é o colocar em funcionamento conforme as necessidades dos territórios”, esclareceu o Secretário-Geral do CES/MG, Erli Rodrigues.
O conselheiro foi corroborado por Emerson Vinícius Barroso da Silva, Assessor Técnico e Referência em Gestão do Trabalho e Educação na Saúde na Diretoria de Planejamento e Desenvolvimento Humano da Superintendência de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas – SGDP/SUBGF da SES/MG. “O que virá das regionais será construção e condução da PEGTES nos locais. O olhar regionalizado é ‘o x da questão’ para montar o plano em nível estadual. Teremos dados e evidências para a tomada de decisões da necessidade da população mineira”, acrescentou.
No organograma abaixo, visualiza-se a importância dos CIES Regionais para a implantação da PEGTES:

São atribuições das CIES no monitoramento nos municípios:
- Implantar/revisar o plano de cargos e salários municipal e fomentar que aconteça nos municípios
- Qualificar quem operacionaliza e utiliza as ferramentas formais e propor melhorias
- Fomentar parcerias com instituições de ensino para criar ferramentas de gestão e informação
- Criar espaço de compartilhamento de práticas/experiências em aprendizado em Educação na Saúde
- Realizar ações para implementar o Plano de Educação Permanente em Saúde
- Inserir instituições formadoras do SUS para participar e fomentar as discussões sobre a temática da Educação Permanente em Saúde
- Retomar as discussões e ações regionais para aproximar a diversidade territorial, os diversos atores e identificar demandas
- Utilizar o instrumento de levantamento de dados da GTES para análise diagnóstica da Educação em Saúde.
Como fazer
As CIES Regionais têm o papel de acompanhar regionalmente a execução dos Planos Macrorregionais em GTES, devendo realizar, entre outras atividades:
- Reuniões para discussão e deliberação sobre a execução das ações e cumprimento dos indicadores regionais
- Emitir parecer técnico, quando solicitado pela SES e pelo CES
- Acompanhar o cumprimento de diligências emitidas nos pareceres desfavoráveis, inclusive participando de reuniões e visitas técnicas, se necessário.
Conferências
Enfatiza-se que a CIES Estadual e Regionais, são frutos das deliberações da 4ª Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde de Minas Gerais (4ª CEGTES), realizada pelo CES/MG em agosto de 2024, bem como da 4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (4ª CNGTES), ocorrida em Brasília, em dezembro do mesmo ano.
Sobre esta, destaca-se que foi realizada após 18 anos desde a última edição, retomando o espaço para debate sobre as diretrizes que orientam a gestão do trabalho e a formação profissional no SUS.
209 total views, 1 views today
