Conselheira participa do II Congresso Nacional de Pessoas com Deficiência

✊”Participar do II Congresso Nacional de Pessoas com Deficiência foi uma experiência profundamente transformadora”, relata a conselheira Consuelo Aparecida Gonzaga, que representou o #CES no evento. Realizado nos dias 1 e 2 de setembro, em BH, o evento reuniu profissionais da saúde, servidores públicos, especialistas em acessibilidade, representantes da Defensoria Pública e pessoas com deficiência de diversas regiões do país — todos com um propósito comum: discutir, fortalecer e efetivar os direitos das pessoas com deficiência em todas as esferas.

💬”As palestras e painéis foram extremamente enriquecedores espaços reais de troca, escuta ativa e construção coletiva. A pluralidade de vozes e experiências presentes reforçou a importância de colocar a pessoa com deficiência no centro das decisões que afetam suas vidas. Inclusão não é concessão, é direito — e esse direito já está garantido na nossa Constituição. O que precisamos, com urgência, é de um novo olhar, mais sensível, comprometido e resiliente”, enfatizou Consuelo.

“Saí do congresso com a certeza renovada de que a pessoa com eficiência precisa ser ouvida, respeitada e incluída de forma plena em todos os espaços da sociedade”, finalizou.

O CES/MG possui uma comissão especial para tratar das PCDs, a Comissão Intersetorial de Atenção à Saúde e Direito da Pessoa com Deficiência (CIASDPCD).

106 total views, 1 views today

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Accessibility