Na última segunda-feira (15/09), o CES-MG se reuniu de forma presencial e online para o Seminário Formativo sobre a Saúde Integral da População LGBT, destinado às(os) conselheiras(os) e funcionárias(os) do Conselho. Pela manhã, as conselheiras Luna Oliveira e Fernanda Coelho (Coletivo BIL) realizaram uma apresentação sobre Letramento LGBT e as especificidades de saúde de cada grupo. Durante a apresentação, foram abordados conceitos introdutórios sobre identidade de gênero, expressão de gênero e orientação sexual. A partir desses conceitos, foram apresentadas as características de cada grupo que compõe o movimento LGBT+ e os desafios que cada um enfrenta no contexto da saúde pública no Brasil.
Nesse mesmo período, conselheiras(os) e funcionárias(os) também tiveram a oportunidade de fazer perguntas sobre o tema e esclarecer dúvidas relacionadas aos conceitos apresentados, aprofundando o diálogo sobre essa comunidade tão diversa.
A coordenadora de Saúde Indígena e Políticas de Promoção da Equidade em Saúde da SES-MG, Joseane Martins, juntamente com Rosa Maria, referência técnica da temática na Secretaria, apresentou no seminário a “Política Integral da População LGBT+ de Minas Gerais como Estratégia de Enfrentamento da LGBTfobia no Âmbito da Saúde”. Essa política tem como objetivo principal promover a saúde integral da população LGBT, combatendo a discriminação e o preconceito institucional, além de contribuir para a redução das iniquidades e para a consolidação do SUS como sistema universal, integral e equânime em todo o território de Minas Gerais.
As representantes da SES destacaram ainda os objetivos específicos relacionados a essa política, bem como os instrumentos utilizados para monitorar, avaliar e acompanhar o cumprimento e os efeitos das resoluções.
113 total views, 1 views today
