Conselheiro participa de diversas atividades de conscientização sobre a hanseníase

🩺 Durante o mês de janeiro, de combate e conscientização sobre a Hanseníase, o conselheiro estadual de saúde, Eduardo Araújo Souza, representante dos usuários pelo Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (MORHAN), participou de uma série de atividades voltadas ao enfrentamento da doença em Minas Gerais. “Essa campanha tem o objetivo de informar a população sobre a doença, incentivar o diagnóstico precoce, o tratamento gratuito pelo SUS e o combate ao preconceito que ainda existe em torno da hanseníase”, informou Eduardo.

📅 No dia 12 de janeiro, ele participou da Reunião do Comitê Estadual de Enfrentamento à Hanseníase, representando o Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais (CES/MG). O encontro teve como tema “Unindo forças para o enfrentamento da hanseníase em Minas Gerais” e reuniu gestores, profissionais de saúde e representantes da sociedade civil. A abertura foi realizada pelo Secretário Estadual de Saúde, Fábio Bachretti, seguida de falas do subsecretário Eduardo Campos e da diretora de Vigilância em Saúde, Maira de Assis. Durante a reunião, foram apresentados os trabalhos desenvolvidos ao longo de 2025, com reconhecimento às contribuições do CES-MG e dos representantes dos usuários. O encontro também marcou o início do planejamento das ações para 2026, reafirmando que o enfrentamento da hanseníase deve ocorrer durante todo o ano.

🎓 Dando continuidade às ações do mês, Eduardo também participou de uma atividade formativa realizada na Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paraíba (AMVAP), voltada a profissionais de saúde das Regionais do Triângulo Sul, incluindo Uberlândia, Uberaba e Ituiutaba e os municípios que compõem a região. No período da manhã, foi ministrada uma aula sobre hanseníase pela Dra. Isabela Goulart, coordenadora do Centro de Referência Nacional em Dermatologia Sanitária e Hanseníase (CREDESH), abordando aspectos técnicos e atualizados da doença. Já no período da tarde, ocorreu uma palestra sobre sinais e sintomas, autocuidado e acompanhamento dos pacientes, contemplando todas as etapas do cuidado, desde o acolhimento inicial, passando pelo tratamento, até o acompanhamento após a alta. A atividade contou com a presença de diversas e diversos profissionais da área da saúde, fortalecendo a capacitação regional e a atenção integral às pessoas atingidas pela hanseníase.

💻 Na sequência das atividades, no dia 20 de janeiro de 2026, o conselheiro participou de um webinário educativo sobre hanseníase, voltado à capacitação de profissionais e da população em geral. A atividade abordou sinais e sintomas da doença, formas de cuidado, autocuidado, prevenção e proteção. Quem ministrou foi a Dra. Maria do Carmo, com apoio do Ministério da Saúde. O webinário reuniu cerca de 300 participantes, demonstrando o alcance e a relevância das ações formativas.

📢 Eduardo também compareceu em outro webinário no mesmo mês, dando continuidade às atividades educativas. Além disso, está previsto, a partir de fevereiro, um ciclo de capacitações regionais sobre hanseníase, que seguirá até junho, envolvendo diferentes regiões do estado. Entre as ações programadas estão capacitações presenciais em Uberlândia e atividades online voltadas à regional de Governador Valadares, ampliando o acesso à informação e fortalecendo a rede de enfrentamento da doença.

36 total views, 3 views today

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Accessibility