Nos dias 24 e 25 de agosto, será realizada a 20ª Plenária Nacional de Saúde, Entidades e Movimentos Populares. Realizada anualmente, a plenária visa conscientizar e mobilizar a população sobre o direito à saúde, conforme defendido na Constituição e na Declaração Universal dos Direitos Humanos da ONU.

Diante da atual estado da saúde no Brasil, com riscos e retrocessos, é necessário o diálogo e o trabalho em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS). A presença de entidades ligadas à saúde através dos Conselhos EslogoCNStaduais, além de todo o Controle Social, é a ligação da sociedade com seus próprios direitos.

Neste ano, o tema será “O SUS DO TAMANHO DA NECESSIDADE DO POVO BRASILEIRO”.  Dessa forma, a Plenária será dividida em temas como o SUS e as eleições municipais, além da 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde. As PEC ’s e as Leis em Tramitação no Congresso Nacional voltadas para a Saúde também terão espaço no encontro. Serão discutidas a elaboração dessas medidas e os efeitos destas na sociedade brasileira. Não menos importante, a Saúde da Mulher também será tema do evento através da 2ª Conferência Nacional da Saúde das Mulheres.

Minas Gerais, que é o segundo estado mais populoso do país, contará com a presença de 140 participantes. Dessas vagas, 124 foram distribuídas entre as 13 regiões da saúde do Estado. Com isso, de acordo com a Mesa Diretora do Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais (CESMG), os critérios adotados serão os mesmos da 8ª Conferência Estadual de Saúde.  O evento ainda não possui local definido, mas os conselheiros municipais devem procurar as instituições das suas cidades de origem para obterem informações como deslocamento e custos.

1 comentário em “Sobre a 20ª Plenária Nacional de Saúde, Entidades e Movimentos Sociais e Populares

• Os Conselhos Municipais devem entrar em contato com o Conselho Municipal da Cidade Polo de sua Região para se inscrever e saber será contemplado. Na maioria das Regiões Ampliadas de Saúde são 8 vagas. O Conselho Nacional que Minas Gerais tem 853 municípios e disponibiliza somente 140 vagas. Ontem chegou ofício aumentando mais 4 vagas por Estado. CNS “bate cabeça” e deixa todos em situação crítica!