CESMG E ESP- MG CELEBRAM PARCERIA EM CÂMARA TÉCNICA

Na tarde do dia 13, o CESMG realizou o primeiro encontro da Câmara Técnica (CT) em Educação Permanente, que passará a ser chamada de Educação em Saúde. A Câmara contará com a parceria da Escola Pública de Saúde de Minas Gerais (ESP- MG), aproveitando também a realização do EdPopSUS, que terá as aulas iniciadas em dezembro. A principal proposta da CT será alinhar a educação acadêmica sem ignorar o saber popular.

De acordo com a coordenadora eleita, Andrezza Fernandes, é necessário equalizar a educação popular com a permanente. “Aqui em Minas, esse processo ainda é desarticulado, mas a melhoria é possível”, aponta. Se tratando de saúde, se trata da aplicação de práticas de saúde no cotidiano, não ficando restrita apenas aos profissionais da saúde, mas incluindo as pessoas também.

Considerando a diferente realidade geográfica do Estado, esse alinhamento permitiria que as práticas populares não fossem ignoradas, e sim, integradas as práticas de saúde. Afinal, educação permanente é nada mais que o fruto da troca de experiências. Pensando nesse aspecto, Andrezza afirma que o conhecimento produzido em programas de pesquisas em Universidades no Brasil não pode ficar preso a apenas a laboratórios. “Precisamos preparar o estudante de medicina para o SUS”, diz.

Parceria CESMG e ESP-MG

O vice- presidente do CESMG, Ederson Alves, que classificou esta CT como uma das mais importantes do conselho, celebrou a parceria do CESMG e a ESP-MG na realização do EdPopSUS. Anteriormente, Ederson havia citado também a influência do controle social a fim de garantir a representatividade dentro da saúde. “O CESMG fechará o contrato, mas quem administrará será a escola” ressaltou.

Para o Coordenador das Práticas Integrativas e Complementares da Superintendência de Atenções Primárias da SES-MG, José Geraldo, essa parceria é crucial para a promoção da saúde e educação. “A educação popular precisa dialogar com a educação permanente. Lidar com a saúde é lidar também com o preparo”, ressaltou.

A CT contará com reuniões na terceira quinta-feira de cada mês e ganhará o nome de Roseni Sena em homenagem a enfermeira e diretora da ESP- MG  que faleceu em setembro.