CESMG apresenta trabalhos em Congresso da Abrasco

O Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais apresentou dois trabalhos no 7º Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, evento promovido pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) entre os dias 9 e 12 de outubro, em Cuiabá (MT).

A conselheira e diretora de14568017_746342578838445_6378113946438195402_n Comunicação Lourdes Machado (CRP-MG) apresentou o tema “8ª Conferência Estadual de Saúde de Minas Gerais foi marcada pela Diversidade Social”, ressaltando todo o esforço da comissão organizadora da 8ª CESMG em garantir a participação de grupos ditos minoritários e excluídos do Sistema Único de Saúde (SUS) por não preencherem os critérios formais de cadastramento, mas que foram contemplados – pela primeira vez – na Plenária de Movimentos Sociais e Populares que antecedeu a Conferência. Utilizando-se da logomarca para ilustrar todos os movimentos sociais e populares que foram legitimados na etapa mineira, Lourdes explicou inclusive as dificuldades logísticas para viabilizar as delegações vindas de todas as regiões do Estado, com suas peculiaridades e diversidades. Outro momento lembrado pela diretora foi a criação da Conferencinha, mais uma iniciativa para facilitar a participação de delegadas e delegados, que levaram seus filhos menores para o evento, em um local adequado e com atividades lúdicas – sobre a conferência. A Conferencinha inclusive gerou propostas que foram anexadas ao relatório final da 8ª CESMG, assim como a Plenária de Movimentos Populares.

“A Implantação do Cadastro dos Conselhos Municipais de Saúde do Estado de Minas Gerais – CADCES-MG para diagnóstico e fortalecimento do Controle Social no Estado” foi o tema de trabalho apresentado pela jornalista do CES, Michèlle de Toledo Guirlanda. A iniciativa de reunir informações dos Conselhos Municipais de Saúde resultou num cadastro virtual que despertou a atenção dos participantes do grupo. O CADCES é uma ferramenta inédita no cenário do controle social, não só por sua acessibilidade, mas também pela abrangência de dados que permitem um diagnóstico em tempo real dos conselhos de Minas. O CADCES foi idealizado e criado pelo Conselho Estadual de Saúde, desenvolvido através da parceria tecnológica com a Assessoria de Gestão da Tecnologia da Informação, da Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG).

Ambos os trabalhos foram apresentados no Grupo de Trabalho sobre Análise Institucional e Políticas de Saúde. Ainda foram congressistas a conselheira Adriana Carajá Fernandes (Sindicato dos Enfermeiros MG) e o conselheiro José Pereira de Souza (Fademg).Também apresentaram trabalhos nos grupos a assistente social Marília Santos (sobre a experiência exitosa do Hospital Sofia Feldman), a equipe da Escola de Saúde Pública – representada por Lavinne Oliveira (Núcleo Gestão em Saúde), Berenice de Freitas Diniz (Observatório do Controle Social do SUS), e a equipe da Diretoria de Saúde do Trabalhador, Marta de Freitas (SES/MG). A equipe representada por Marta recebeu o Prêmio Cecília Minayo (1º lugar) por um trabalho apresentado sobre a tragédia de Mariana (Samarco Mineração).

Por Michèlle Toledo.