Empossados 40 novos conselheiros de saúde em Januária

“Usuários, trabalhadores e prestadores de serviços participando das politicas públicas de tão importante segmento da sociedade januarense”

Após realizar com efetivo sucesso à 10ª Conferencia Municipal de Saúde, com apoio da Prefeitura de Januária, por intermédio da secretaria municipal de Saúde, finalizada, dia 03 de junho, no auditório da Unimontes, com objetivo de eleição dos novos conselheiros do órgão januarense de controle social, o presidente, psicólogo Roges Carvalho, deu posse no dia 21/10, no auditório da 17ª superintendência regional de Ensino, aos 40 conselheiros, titulares e suplentes, eleitos para mandato de dois anos, com composição paritária entre usuários, trabalhadores e prestadores de serviços.
januáriaCom presença do presidente do Conselho Estadual de Saúde, Ederson Silva, vindo da capital mineira, entre outros representantes de setores segmentados na sociedade. Iniciado com execução do hino nacional, apresentação de vídeos e numero de dança, pela jovem Daniela, da igreja Batista Novo Ser. Em seguida importantes falas da mesa diretora retratando a importância do controle social exercida pelo Conselho, da relevância do sistema único de Saúde – SUS – no cotidiano da população. “O controle social não se consolida na brutalidade, e sim no dialogo entre os atores do processo”, ressaltou Roges Carvalho.
Finalizando, de forma democrática, entre os empossados, o usuário do sistema, João Batista da Silva, foi eleito presidente do Conselho e o trabalhador, Carlos Emanuel Costa, como substituto.
(texto e foto: José Maria Corrêa Guedes por Roges Carvalho)