CESMG marca presença no 6º Fórum Social pela Vida

O vice-presidente Ederson Alves (CUT-MG) e o 1º secretário Júlio Cézar Pereira de Souza (Famemg) representaram o Conselho Estadual de Saúde no 6º Fórum Social pela Vida da Arquidiocese de Mariana, entre os dias 27 e 30 de outubro, no município de Conselheiro Lafaiete. 

WhatsApp Image 2016-11-01 at 11.36.56

Ederson falou sobre “Participação Popular em Defesa do SUS” em um dos eixos temáticos do encontro. “É preciso ressaltar a importância do Controle Social para os municípios, resgatar a participação popular na defesa do SUS”, afirmou o vice-presidente.

O conselheiro Júlio Cézar relatou que ele e Ederson coordenaram uma mesa popular sobre a participação popular e o controle social com a participação de vários municípios que, inclusive, solicitaram cursos de capacitação. Segundo ele, várias dúvidas foram esclarecidas e apresentadas demandas a serem analisadas pelo Conselho.

Vários conselheiros municipais de saúde participaram deste grupo de trabalho, de onde foram tiradas duas propostas que integraram a Carta Compromisso do Fórum (http://www.arqmariana.com.br/noticia/309/carta-compromisso-do-6-forum-social-pela-vida), destacando ainda o repúdio à PEC 241.

O objetivo do grupo de trabalho foi promover um debate sobre a relação existente entre a limitação e a precarização intencional do SUS. Também foi falado sobre a indústria da doença, o cenário mercantilista da saúde pública no país.

O 6º Fórum Social pela Vida da Arquidiocese de Mariana teve como tema principal “Cuidar da Casa Comum, nossa missão”, e o lema “Por uma economia e por uma política a serviço da vida”. O evento é realizado periodicamente pela Dimensão Sociopolítica da Arquidiocese de Mariana e busca debater temas atuais ligados diretamente à realidade do povo, buscando a promoção da vida e da dignidade de todos como sujeitos de direitos, rumo à sociedade do bem viver.

Por Michèlle de Toledo

 

1,223 total views, 2 views today

5 comentários em “CESMG marca presença no 6º Fórum Social pela Vida

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Accessibility