Pacto pela Saúde é apresentado ao CESMG

Na tarde desta segunda-feira (07), o CESMG realizou a Reunião Ordinária do mês de novembro. Os destaques foram a apresentação dos Indicadores do Pacto pela Saúde de 2016, e o projeto de fortalecimento de Vigilância em Saúde SES/MG. O Plano Estadual de Saúde (PES–MG 2016-2019) foi reprovado devido ao impasse sobre esclarecimentos pendentes pela SES-MG feitos pela Câmara Técnica de Orçamento e Financiamento (CTOF).

Aline Machado (SES-MG) apresentou o Pacto pela Saúde 2016, que são os indicadores e as ações previstas para o âmbito estadual voltadas para a gestão municipal em saúde. Na prática, os indicadores desse ano ainda não foram pactuados. “Os indicadores não inseridos no pacto podem ser abordados em outros instrumentos de gestão”, ressaltou Aline.

3Por sua vez, Bruno Reis (assessor da subsecretaria de vigilância e proteção a saúde da SES- MG) trouxe informações do Programa de Monitoramento das Ações de Vigilância em Saúde. O programa surgiu a partir de oficinas realizadas nas Regiões de Saúde onde foram diagnosticados problemas epidemiológicos. O objetivo do programa será fortalecer a Vigilância em Saúde através de incentivo financeiro, estrutura gestora, ferramentas e processos de trabalho conforme a Resolução da SES- MG 4.238/2014.

Informes

As conselheiras Claudete Liz (UGT-MG) e Lourdes Machado (CRP-MG) informaram sobre o Seminário Nacional de Saúde das Mulheres, que aconteceu nos dias 4 e 5 de novembro. O evento foi um preparatório da Conferência Nacional de Saúde da Mulher, que será realizada em 2017. O foco da conferência será desde o momento atual e o impacto na saúde da mulher até as políticas públicas e a participação social.

2.O 2º secretário Renato Barros (Sind-Saúde) alertou sobre a atual crise na Fundação Hospitalar do Estado de Minas
Gerais (FHEMIG), com cortes no fornecimento de alimentos e na segurança das unidades. No fim da reunião, foram destinadas vagas a dois membros da Câmara Técnica de Educação Permanente para que possam participar do curso de capacitação em saúde do Hospital Sírio- Libanês, em São Paulo.