2º Ato Público do CESMG – São João do SUS

Foi realizado nesta sexta-feira (24) o São João do SUS. Com o objetivo de defender e pedir por melhorias no Sistema Único de Saúde (SUS), o CESMG foi para a Praça 7, região central de BH levar para a sociedade a gravidade em que se encontra a saúde em Minas e no Brasil.

DSC_0498

Membros do CESMG  denunciaram desde a  falta de remédios em postos de saúde até o corte de 44% do orçamento público proposto já para este ano . “Na ótica do Governo, esse corte é gradual, para o povo o corte é fatal”, afirma Júlio Cézar Pereira de Souza, 1º secretário do CESMG.

Para o vice-presidente do CESMG, Ederson Alves da Silva, o SUS precisa ser melhorado, já que a proposta atual incentiva o aumento de filas nos hospitais, privilegiando os planos de saúde. “Precisamos melhorar o SUS, contando com mais investimentos”, declarou Ederson.

O ato também contou com a presença de servidores e sindicalistas que estão ocupando a sede do Ministério da Saúde (o OcupaSUS), também na área central da capital, desde o início deste mês. Geraldo Adão, membro do Conselho Nacional de Saúde (CNS) classificou o evento como uma iniciativa louvável e que atos semelhantes estavam acontecendo em todo o Brasil. O conselheiro ressaltou a importância da aproximação dos Conselhos de Saúde com a sociedade, lembrando ainda que o SUS foi uma conquista garantida em Assembleia Constituinte, sendo o maior êxito do povo brasileiro.

A animação do evento ficou por conta do grupo profissional de quadrilha “Paixão Junina”. O grupo, do bairro Salgado Filho, trouxe o espírito junino com a tradicional dança da quadrilha. Também foram distribuídos sacos de pipoca e informativos para todos que passavam pela praça.

Por Camila Marques.