Novos horizontes para a Educação Popular em Sáude em Minas Gerais

O Curso de Educação Popular em Saúde (EdPopSUS), que está em sua segunda edição e pela primeira vez acontece em terras mineiras, já está mostrando resultados positivos aqui em Minas Gerais. O estado contemplou quatro regiões, todas elas com sede em municípios integrantes da “rota da lama” – atingidas pelo crime ambiental da Samarco: Governador Valadares, Coronel Fabriciano, Mariana e Ponte Nova. O curso que teve início em dezembro de 2016, é iniciativa do Ministério da Saúde em parceria com a Escola Politécnica em Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz, e visa promover a construção do direito à saúde, valorizando a formação, comunicação e produção de conhecimento, as sabedorias populares, expressões culturais locais e a participação popular, tendo como inspiração Paulo Freire e pensadores da pedagogia crítica.

Enquanto controle social do SUS, o Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais (CES-MG) é parceiro da iniciativa desde o início, quando o curso foi apresentado à Mesa Diretora, que avaliou a importância da participação da instituição junto à coordenação do projeto e da mobilização dos Conselhos Municipais. Inicialmente, os representantes do CESMG para acompanhar o curso na Comissão de Integração de Ensino e Serviço (CIES) eram o vice-presidente, Ederson Alves (CUT-MG), e o primeiro secretário, Júlio Cezar Pereira (FAMEMG). Após a constituição da Câmara Técnica de Educação Permanente no CESMG, a sua coordenadora, Andreza Almeida Fernandes (CRESS-MG), passou a representar o órgão no Comitê Gestor Estadual do EdPopSUS. No dia 25 de abril, Governador Valadares promoveu a sua mostra de experiências de Educação Popular em Saúde na Praça dos Pioneiros, contando com a participação, ao longo do dia, de cerca de 200 pessoas, entre educandos e educadores populares de saúde, conselheiros municipais de saúde, gestores, lideranças comunitárias, acadêmicos e movimentos sociais. Além da programação oficial, que contou com rodas de conversa e mostras culturais, atividades simultâneas foram desenvolvidas, como mostras de plantas medicinais, produtos gerados durante os encontros das aulas do curso e práticas de cuidado.

18010415_750752021774017_3331765174584829088_n

O Conselho Municipal de Saúde de Governador Valadares participou ativamente do encontro e promoveu pré-conferências livres de Saúde da Mulher, Vigilância em Saúde, Educação Popular em Saúde e Saúde do Rio Doce, levantando propostas junto à comunidade e educandas/educandos que foram encaminhadas aos CMS de GV e dos municípios da região.  As pré-conferências foram realizadas como etapa preparatória para as Conferências Municipais de Saúde, que devem ocorrer até a data limite de 3 de junho, no caso da Saúde das Mulheres, e 7 de agosto para a de Vigilância em Saúde. A conselheira estadual de saúde e membro do Comitê Gestor Estadual do EdPopSUS em Minas Gerais, Andreza Almeida comemorou os eventos. “Esses espaços acolheram o afeto, acordaram para as contradições do dia-a-dia da oferta de serviços de saúde, se ativeram com a diversidade e assumiram o protagonismo libertário diante do compromisso com a política pública de saúde.”

WhatsApp Image 2017-05-02 at 09.58.15

Com estrutura diferente, Coronel Fabriciano realizou sua mostra de experiências no dia 26 de abril, no Cariru Tênis Clube. Participaram cerca de 90 pessoas, com a presença da educandos, educadores e convidados que promoveram rodas de conversa com oficinas temáticas – importância do cuidado, equidade, fitoterapia e importância das práticas fitoterápicas – e práticas de cuidado. As próximas mostras acontecerão em Ponte Nova, no Salão Paroquial da Igreja São Pedro, em 4 de maio, e em Mariana, no Centro de Convenções de Mariana, em 5 de maio e serão acompanhadas pelo vice-presidente do Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais, Ederson Alves (CUT-MG) e pela conselheira estadual Andreza Almeida.

Alinhado à Política Nacional de Educação Popular em Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (PNEPS-SUS) destacando em seus princípios o diálogo, a amorosidade, a problematização, a construção compartilhada do conhecimento, a emancipação e o compromisso com a construção do projeto democrático e popular; e ao Plano Operativo para implementação da PNEPS-SUS em nível estadual e municipal. Minas Gerais dá no desenvolvimento de ações de Educação Permanente para o Controle Social e um grande passo rumo ao fortalecimento de espaços de participação popular na saúde, promovendo a ampliação e a diversificação dos segmentos sociais representados nos conselhos e conferências de saúde, o desenvolvimento de ações conjuntas de mobilização e troca de saberes entre gestão, trabalhadores e usuários.

Que venham as próximas edições do EdPopSUS! O SUS de Minas Agradece!