CESMG atualiza logotipo institucional

Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais moderniza sua identificação com um design mais simples e de fácil visualização

Criado na década de 90, o Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais (CESMG) adotou o logotipo que seria a ilustração das iniciais das instituições. Ao longo dos anos, a marca se tornou conhecida, mesmo que a identificação com as letras não fosse tão imediata.

Partindo da premVERTICALissa de que não se poderia alterar completamente o já conhecido logotipo, mas poderia melhorar sua visualização, tornando-a mais clara e sofisticada, a gestão atual do Conselho encomendou à equipe de Comunicação da Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (ESP-MG) a modernização da identificação institucional.

“O Conselho já era identificado em eventos estaduais e nacionais por meio de seu logotipo, não havia como simplesmente substituí-lo. Mas mesmo marcas reconhecidas podem ser revistas, dentro dos conceitos mais modernos de design, de comunicação institucional. O importante era não perder a identidade, mas modernizar o conceito. Nesse caso, simplificar era melhor escolha, facilitando a identificação das letras”, resume o vice-presidente do CESMG, Ederson Alves.

O desafio de não alterar o conceito e não causar impacto às pessoas que já conheciam o antigo logotipo foi percebido no novo design. “A ideia que tivemos foi produzir um redesign no logotipo, que se trata de uma sofisticação na marca. Foram feitas algumas alterações em cada elemento (ou letra) da peça, de forma a evidenciar as siglas da instituição de forma objetiva”, diz Jonathan Carvalho, da equipe de design da ESP- MG.

A letra “S”, de Saúde, foi a mais evidenciada na nova marca, ganhando contornos mais visíveis. As cores vermelha e preta foram substituídas por bordô e cinza escuro. O novo logotipo também foi apresentado em versões horizontal e vertical, o que facilitará sua aplicação nas diversas peças gráficas produzidas pelo Conselho.

O novo logotipo foi pautado pela Mesa Diretora e passou pela apreciação da Câmara Técnica de Comunicação. A aprovação final foi na Reunião Ordinária do dia 8 de maio, pela Plenária do Conselho.